Ordem dos Médicos do Centro destaca “um olhar jovem” no Dia Mundial da Saúde

Ordem dos Médicos do Centro destaca “um olhar jovem” no Dia Mundial da Saúde

Celebra-se este domingo (dia 7 de abril) o Dia Mundial da Saúde, a data em que há 76 anos foi fundada a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo este ano o tema central proposto  “Minha Saúde, meu direito”, com o qual a OMS pretende destacar a necessidade urgente de garantir acesso universal à Saúde. Este ano, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) assinala a efeméride invocando “Um olhar jovem”.

Partilhamos convosco vários  desses olhares, através  de desenhos feitos por crianças e jovens dos 3 aos 14 anos, sobre a temática deste dia. As suas perspetivas ajudam a resgatar a Saúde  como património  humano e a destacar a importância  e necessidade de garantir acesso universal aos recursos de saúde e a um ambiente saudável“, destaca o presidente da SRCOM.

Explica ainda: “Através  dos seus desenhos, estas crianças e jovens comunicam-nos a importância de crescer saudavelmente, interpretam e dizem o que é ter saúde, e o que podemos fazer para a ter“. Os desenhos serão publicados no site e nas redes sociais da SRCOM.

Recorde-se que a OMS ressaltou para esta data o tema ” a minha saúde, o meu direito”, sublinhando a Saúde como direito humano fundamental,  não  um luxo, num mundo onde milhões  de pessoas a veem limitada ou ameaçada por doenças, desastres, conflitos, crise climática.

Porque  as crianças  são  o futuro, e nos mostram a importância de crescer com saúde, o que é ser saudável e o que devemos fazer para ter saúde, queremos perceber e dar a conhecer as suas perspetivas para esta missão à qual a SRCOM se associa“, conclui Manuel Teixeira Veríssimo.

NOTA: Partilhamos os desenhos das crianças e jovens bem como a imagem criada pela SRCOM para assinalar esta data.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos