Nota de Pesar | Prof. Doutor Norberto Canha

Nota de Pesar | Prof. Doutor Norberto Canha

NOTA DE PESAR

Um expoente dos valores morais e éticos que prestigiou a Medicina em Portugal

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) vem manifestar publicamente o mais profundo pesar pela morte do insigne médico ortopedista, o Professor Norberto Canha, que sempre desenvolveu um relevante trabalho médico, científico e humanitário. A SRCOM lamenta profundamente a perda irreparável deste médico cirurgião, uma personalidade com arreigado sentido ético e moral.

Coimbra e o País perderam uma das suas maiores referências da Medicina. Homem de cultura, de causas, uma personalidade irreverente sempre em defesa da comunidade, um cirurgião brilhante, uma personalidade com elevada dimensão humanista”, destaca Manuel Teixeira Veríssimo.

Tinha 94 anos. Mestre de várias gerações de médicos, perdurará o seu exemplo, bem como os seus ensinamentos. Norberto Canha foi, para além de médico, professor Catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e presidente do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra (1984 a 1988). 

Foram também inúmeros os momentos em que manteve forte ligação à atividade da Ordem dos Médicos. Aliás, sempre atento aos problemas dos pacientes que sofrem de filariose linfática (elefantíase), em janeiro de 2019, foi homenageado na Ordem dos Médicos em Coimbra, onde o então embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa, Hélder Vaz Lopes,

 o elogiou por se dedicar a doenças esquecidas, nomeadamente, naquele país africano com quem o ilustre cirurgião ortopedista mantinha forte ligação afetiva e clínica.

A Ordem dos Médicos manifesta a sua profunda admiração pelo colega que manteve ao longo da sua vida uma enorme disponibilidade na vida cívica e associativa e de grande disponibilidade para a Ordem dos Médicos. Destaca-se ainda a sua dedicação à causa pública: um notável filantropo.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, em nome da Ordem dos Médicos, endereça os mais sentidos pêsames à família, amigos e colegas do proeminente Professor de Medicina.

Coimbra, 24 de março de 2024

Fotos SRCOM / Paula Carmo

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos