Ordem dos Médicos acolheu debate sobre “A nova Lei de Saúde Mental”

Ordem dos Médicos acolheu debate sobre “A nova Lei de Saúde Mental”

Realizou-se no dia 10 de janeiro (quarta-feira) na Ordem dos Médicos, em Coimbra, mais uma sessão dos “Serões com Ética“, culminando neste data a programação deste importante ciclo de debates. O tema em análise da derradeira sessão foi a nova Lei de Saúde Mental, evento que decorreu das 21h30 às 23h00 e que aglutinou uma plateia interessada em escutar e debater com ilustres personalidades do ramo da Medicina e do Direito este importante articulado legal. Com a moderação de Belmira Duarte e Gil (Advogada e Membro da Direção da República do Direito) e Miguel Bajouco (Médico Psiquiatra no CRI de Psiquiatria do CHUC e membro do Gabinete de Ética e Deontologia da SRCOM), nesta sétima sessão, foram intervenientes:

  • José Manuel Jara (Médico Psiquiatra)
  • Horácio Firmino (Médico Psiquiatra, Diretor do CRI de Psiquiatria do CHUC)
  • Maria João Antunes (Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Faculdade de Coimbra e coordenadora do Grupo de revisão da Lei de Saúde Mental

De forma a proporcionar uma ampla participação, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), através do seu Gabinete de Ética e Deontologia, desenvolveu este debate, à semelhança dos anteriores, em formato híbrido – presencial, na Sala Miguel Torga; online, através da plataforma Zoom. Recorde-se que esta iniciativa que se iniciou em maio contempla ao todo sete sessões (com interrupção em agosto), sempre das 21h30 às 23h00. Em cada quinta feira por mês desenvolveu-se um tema diferente, contando com a perspetiva e análise de ilustres palestrantes que irão fazer uma reflexão ética sobre várias questões clínicas, atuais e emergentes. Ao longo das anteriores sessões foram debatidos os seguintes temas: “Teleconsulta – desafios e oportunidades na prática clínica”, “Decisão de limitação terapêutica – quando o melhor é não tratar”, “Quando a estética ultrapassa a medicina”, “E-mail não respondido. E agora? – a utilização do correio eletrónico na comunicação em saúde”, “Obstinação terapêutica”, “O direito ao esquecimento”.

O último ‘Serão com Ética‘, que estava previamente agendado para dia 14 de dezembro, realizou-se a 10 de janeiro, e a esta organização do Gabinete de Ética e Deontologia associou-se a República do Direito – Associação Jurídica de Coimbra. Partilhamos algumas fotografias captadas durante a sessão.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos