Médicos portugueses dão forte contributo na modernização da UEMO

Médicos portugueses dão forte contributo na modernização da UEMO

Foram formalizados no dia 22 de novembro de 2023 os novos estatutos da UEMO – European Union of General Practitioners, organização europeia que representa os médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, cujo edifício normativo está em conformidade com a lei belga. Estes estatutos modernizam significativamente o funcionamento da organização e garantem equidade de tratamento entre os seus membros. O ato solene teve lugar em Bruxelas e foi Catarina Matias, Secretária da Assembleia Regional do Centro da Ordem dos Médicos e Secretária-Geral da UEMO, quem assinou estes documentos que formalizaram a mudança numa Assembleia Geral Extraordinária. Os novos estatutos vêm, modernizar inúmeros aspetos, entre os quais:

  • passa a existir um limite temporal para o estatuto de “país observador”, findo o qual esses países têm de decidir se passam a membros efetivos ou se deixam a organização, não podendo continuar como observadores indefinidamente;
  • formaliza-se a possibilidade de se realizarem assembleias gerais virtuais (essencial em circunstâncias especiais como as que assolaram o mundo durante a pandemia COVID-19)
  • passa a ser possível a constituição de listas plurinacionais para candidatura à direção desta organização (até agora Presidente, Secretário-Geral e Tesoureiro tinham que ser todos do mesmo país).
  • A agilização e modernização de procedimentos englobou ainda a alteração às regras de votação passando a bastar dois terços dos votos das delegações presentes na generalidade das votações, com exceção da votação sobre questões financeiras ou alterações estatutárias que requerem 3/4 dos votos.

Com a formalização dos novos estatutos da UEMO, mais uma vez os médicos portugueses dão, assim, um contributo determinante para a modernização da UEMO. Além de Catarina Matias, a direção da UEMO é constituída por Tiago Villanueva (Presidente) e Pedro Fonte (Tesoureiro).

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos