O Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FoRCOP) realizou, a 21 de setembro, o colóquio “A Regulação das Ordens Profissionais“, evento que decorreu na Sala Miguel Torga, sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) em Coimbra (Avenida D. Afonso Henriques, 39) e com transmissão online. Foram oradores: Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos; Inês Rosendo, vice-presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos; Lara Roque Figueiredo, vice-presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados; Carlos Cavaleiro, Presidente do Conselho Fiscal Nacional da Ordem dos Farmacêuticos; Sofia Ramalho, vice-presidente da Ordem dos Psicólogos. O colóquio foi moderado por Hernâni Caniço (representante da SRCOM no FoRCOP). A sessão de abertura esteve a cargo de Inês Rosendo, vice-presidente da SRCOM, e o encerramento será feito pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, enquanto Ordem que acolhe o evento.
O colóquio decorre em formato híbrido – presencial e com transmissão em direto na página oficial de Facebook da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos: https://www.facebook.com/seccaocentroordemmedicos
Recorde-se que, este ano cabe à SRCOM a presidência da Comissão Permanente do Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FoRCOP), que atualmente congrega 15 Ordens. A Comissão Permanente é composta também pela Ordem dos Psicólogos e a Ordem dos Farmacêuticos. Este é um evento destinado a membros das Ordens Profissionais, à comunicação social e a toda a população. As 15 Ordens profissionais com representação na região Centro pretendem, assim, firmar o seu caráter de serviço público mantendo uma relação de proximidade com os seus membros e a população.
A Ordem dos Médicos assume a presidência do FoRCOP até maio de 2024.
#FoRCOP
O Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais (FoRCOP), em 2023, é constituído por 15 Ordens Profissionais que, aqui, elencamos: Ordem dos Médicos, Ordem dos Psicólogos, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Advogados, Ordem dos Arquitetos, Câmara dos Solicitadores, Ordem dos Arquitetos, Ordem dos Economistas, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos, Ordem dos Médicos Dentistas, Ordem dos Médicos Veterinários, Ordem dos Notários, Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução e Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. O Fórum tem desenvolvido a sua atividade desde 2003, em prol do conhecimento técnico-científico, das necessidades das populações e em estreita articulação com a sociedade civil.
O FoRCOP tem sede em Coimbra, e uma abrangência de muitos milhares de profissionais da Região Centro, aproximando uma parcela relevante da sociedade civil qualificada dos legítimos interesses da população e instituições comunitárias.