A Unidade Curricular de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), o Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Associação para o Estudo e Investigação em Geriatria e Nutrição Clínica organizam e promovem o XVIII Congresso sobre Envelhecimento – Geriatria Prática, evento presidido por Manuel Teixeira Veríssimo, impulsionador e responsável pelo lançamento do Mestrado em Geriatria em Portugal e pioneiro da cadeira de Geriatria no ensino médico.
O Catedrático de Medicina Interna e também presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, tem vindo a alertar para as temáticas fulcrais nos idosos assumindo, aliás, que “em Portugal há ainda um longo caminho a percorrer em termos de envelhecimento saudável e qualidade de vida das pessoas mais velhas”, tal como escreveu em artigo de opinião intitulado “Envelhecimento uma realidade, geriatria uma necessidade” publicado recentemente no Diário de Coimbra.
O evento dedicado a debater os desafios e a realidade relacionados com o envelhecimento e já um ponto de referência formativo em Geriatria em Portugal decorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, no Hotel Vila Galé, em Coimbra, com a participação de 40 reputados palestrantes oriundos de vários centros clínicos e académicos do País.
Do programa desta reunião científica – desenvolvida agora no formato de congresso após 17 edições do Curso Pós-Graduado sobre Envelhecimento – fazem parte inúmeros temas tais como a doença mental do idoso, a insónia, a diabetes, a DPOC, a dislipidémia, a demência, os maus tratos no idoso, a osteoporose, as quedas, a oncogeriatria, a vacinação no idoso, a anorexia no idoso e o cuidado com a pele dos idosos.
A conferência inaugural a 28 de setembro, quinta-feira, pelas 9h15, terá como tema “O desafio do envelhecimento demográfico” (cf. programa).
Durante o congresso serão apresentados pósters e comunicações orais que almejam prémios a entregar no último momento do programa, a realizar às 18h30 do dia 29 de setembro, sexta-feira.
Interrompida a cadência anual deste importante evento científico (devido à pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2), retoma-se agora a sua realização no formato presencial tal como sucedera até 2019. A professora Catedrática Maria Helena Saldanha é a presidente da Comissão de Honra da qual fazem também parte o Dr. José Gomes Ermida e o Prof. Doutor Fernando Santos.
O contexto atual é exigente e desafiante para a comunidade científica: Cada vez mais existem pessoas idosas na nossa sociedade e Portugal é um dos países europeus que enfrenta um rigoroso inverno demográfico. Esta população merece uma atenção muito especial, e dos médicos em particular, defende há muito o Professor Manuel Teixeira Veríssimo que também foi o primeiro coordenador da consulta de Geriatria no CHUC, desenvolvida desde maio de 2015. Recorde-se que, em 2014, Manuel Teixeira Veríssimo coordenou a Comissão Instaladora da Competência de Geriatria da Ordem dos Médicos, presidindo a este Colégio até 2023.
Este congresso promete ser mais um momento charneira para o futuro da Geriatria.