Manuel Teixeira Veríssimo, destacado como “pioneiro da geriatria em Portugal”

Manuel Teixeira Veríssimo, destacado como “pioneiro da geriatria em Portugal”

Decorreu no Porto o 16º Congresso Nacional do Idoso, de cuja edição o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, foi o Presidente de Honra. Sob o lema “A idade & o conhecimento aliados no futuro”, este evento científico juntou centenas de profissionais de Saúde, no Porto, nos dias 22 e 23 de junho, e contou com a participação do Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, na sessão inaugural do congresso.

No programa oficial, José Canas da Silva, Chefe de Serviço de Reumatologia, Diretor Clínico da Consulreuma (Lisboa) dedicou um profundo encómio a Manuel Teixeira Veríssimo – Professor de Geriatria e membro da linha Ageing do “Coimbra Institute for Clinical and Biomedical Research (iCBR)” da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Citamos: “Uma palavra muito especial para o Professor Manuel Teixeira Veríssimo, presidente de Honra desta edição, pioneiro da Geriatria em Portugal, membro destacado da Academia e atual presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos. É, para mim e para todos os que estão neste congresso, a oportunidade de lhe dar público testemunho da gratidão e reconhecimento pelo seu trabalho e esforço em prol da assistência especializada aos idosos em Portugal.”

Manuel Teixeira Veríssimo presidiu ainda à conferência inaugural deste evento científico, “A idade não me define”, tema a que se dedicou o palestrante José Crespo de Carvalho, Licenciado em Engenharia e Professor Catedrático do ISCTE-IUL, bem como Professor Catedrático da Nova SBE (Operations Management).

De referir que, da Comissão Organizadora deste congresso fez parte Anabela Pereira, Vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Assistente Hospitalar Graduada de Medicina Física e Reabilitação e Doutoranda em Geriatria da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro.

No programa científico do 16º Congresso Nacional do Idoso foram abordados inúmeros e variados temas, designadamente sobre o testamento vital, as grandes síndromes geriátricas, as atualizações terapêuticas em diabetes e SPOC, entre outras; tratamento da dor, etc (cf. programa aqui reproduzido).

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos