Apresentação do livro “A Gravata de Seda e o Sapato de Bico – e outros apólogos satíricos” 

Apresentação do livro “A Gravata de Seda e o Sapato de Bico – e outros apólogos satíricos” 

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) acolheu a apresentação do livro “A Gravata de Seda e o Sapato de Bico – e outros apólogos satíricos”, da autoria do médico psiquiatra Carlos Braz Saraiva, cuja obra tem com ilustrações da médica psiquiatra Ana Cristina Lopes e chancela da Tipografia Damasceno.

A sessão que decorreu ao final da tarde de 20 de abril, contou com as intervenções de Manuel Teixeira Veríssimo, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos; João Maria André, autor do prefácio da obra; Carlos Braz Saraiva, Médico Psiquiatra e autor da obra; Ana Cristina Lopes, Médica Psiquiatra e Ilustradora da obra; Rui Damasceno, Editor da obra, Tipografia Damasceno. A apresentação contou ainda com a leitura de um excerto da obra por parte de Rui Damasceno e Alexandra Silva.

Reproduzimos aqui imagens da sessão que decorreu na Sala Miguel Torga.

# O livro

“A obra faz as pessoas rir e pensar sobre a sociedade. A ironia e a sátira têm o poder de transformar”, assume o autor. Escreve João Maria André, o autor do prefácio: ” Carlos Braz Saraiva reúne nesta publicação cinco textos em que põe em diálogo entes do quotidiano humano tão estranhos e diversos como uma gravata de seda com um sapato de bico, um relógio de diamantes com uma pulseira dourada, uma tiara de esmeraldas com uma bengala de prata, um espanador de penas de avestruz com uma passadeira vermelha e um capacete emplumado com uma dragona de platina, com o objetivo satírico de, através do enaltecimento balofo destas personagens, pôr a nu os defeitos das pessoas que elas representam. Acompanham e completam os textos cinco desenhos de Ana Cristina Lopes, que ajudam o leitor a visualizar as personagens dos diálogos em alguns dos seus traços físicos, materiais e caracterológicos mais específicos”.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos