Manuel Teixeira Veríssimo assume a presidência da SRCOM

Manuel Teixeira Veríssimo assume a presidência da SRCOM

Momentos de celebração, de compromisso e de afirmação intransigente na defesa dos médicos e doentes. A cerimónia de tomada de posse dos órgãos dirigentes da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos decorreu ao final do dia 8 de fevereiro, lotando a Antiga Igreja do Convento São Francisco. Perante os colegas, autoridades nacionais e municipais, representantes de várias ordens profissionais (Médicos Dentistas, Psicólogos, Notários, Enfermeiros, Engenheiros), presidentes e representantes de instituições de saúde, sindicatos médicos, escolas do Instituto Politécnico de Coimbra; faculdades de Medicina, de Farmácia e de Economia da Universidade de Coimbra; da Administração Regional de Saúde do Centro; Instituto Nacional de Emergência Médica;  outras entidades (Consórcio Ageing@Coimbra e Fundação Portuguesa de Cardiologia – Centro), associações de estudantes de Medicina (representação nacional, de Coimbra e Covilhã), bem como dirigentes da Ordem dos Médicos das restantes regiões e de órgãos nacionais, Manuel Teixeira Veríssimo a todos agradeceu a presença neste momento solene. E foi também com especial ênfase que agradeceu também “a toda a vasta equipa” de 163 pessoas que agora o acompanha neste triénio, aceitando “usar algum do seu tempo e competência na defesa dos médicos, dos doentes e da saúde em geral”.

No início da sua intervenção, dirigiu-se ao titular da pasta da Saúde: “Dr. Manuel Pizarro, a quem agradeço a presença, que muito nos honra, e a quem desejo o maior sucesso na mudança de rumo do SNS: o desafio é grande, mas a esperança depositada em si e na sua equipa é muita. Da nossa parte contará com uma postura afirmativa na defesa dos médicos e dos doentes, mas sempre honesta e cooperante na resolução dos problemas.” Ao Bastonário da Ordem dos Médicos, também um cumprimento especial: “Dr. Miguel Guimarães, a quem agradeço a presença e felicito pelo excelente trabalho desenvolvido à frente da OM nestes últimos 6 anos. Foi para mim uma honra consigo ter trabalhado no 1º mandato enquanto membro do Conselho Nacional.”

Ao receber o testemunho do seu antecessor, Manuel Teixeira Veríssimo afirmou: “Dr. Carlos Cortes, a quem felicito pelo trabalho inovador desenvolvido na SRCOM nos últimos 9 anos, cujo mérito o conduzirá, seguramente, ao lugar de Bastonário no próximo dia 16. É para a nossa equipa uma honra, e também um privilégio, poder usufruir e dar continuidade à obra por si realizada.”

O atual líder da Ordem dos Médicos do Centro explicitou as ideias-chave com as quais congregou uma vasta e dedicada equipa: “O nosso lema “Ser médico hoje, pensar o amanhã” pretende dizer que temos que encontrar soluções para os problemas atuais, sem, contudo, deixar de pensar o futuro, pois a vertiginosa evolução da ciência, da técnica e da sociedade exigem uma classe atenta, competente, atualizada e inovadora”, declarou, acrescentando ainda que se procurará ser “uma equipa centrada na defesa dos princípios da boa prática médica e na defesa dos médicos e dos doentes, que, de uma forma frontal, honesta e cooperante, estará sempre disponível para ajudar a resolver os problemas do SNS e dos doentes”. Sublinhou, aliás, o enfoque principal deste mandato: ” Estaremos sempre do lado da solução e não do problema”.

Nesta cerimónia em que formalmente assumiu funções, Manuel Teixeira Veríssimo apresentou os seis pontos cruciais para o mandato que se estende até 2025. A saber: Defesa da qualidade da saúde, defesa da qualidade da formação, defesa das carreiras médicas (como base do SNS), afirmação da liderança médica, promoção da Saúde e bem-estar dos médicos, potenciar o trabalho das comissões consultivas/gabinetes.

Escalpelizando alguns dos pontos fundamentais, o presidente da SRCOM assumiu, por exemplo, no que toca à defesa da qualidade da Saúde que a instituição “acompanhará regularmente as instituições de saúde da Zona Centro e exercerá, sempre que necessário, as suas competências de modo que os médicos e as instituições possam cumprir a sua missão sem constrangimentos.” Em relação à formação médica, assumiu taxativamente de que “a SRCOM defenderá escrupulosamente a aplicação dos programas de formação e procurará também estimular a formação contínua de todos os médicos, como forma de manter a prática médica atualizada e melhor responder às necessidades dos doentes”.

Manuel Teixeira Veríssimo | O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, especialista em Medicina Interna e Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Manuel Teixeira Veríssimo, presidiu ao Hospital Distrital da Figueira da Foz entre 2018 e 2022. Foi diretor do Centro de Medicina Desportiva de Coimbra, presidente do Centro de Reabilitação da Região Centro – Hospital Rovisco Pais, da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Durante mais de 28 anos, entre 1990 e 2018, Manuel Teixeira Veríssimo foi Médico Assistente no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, nos últimos anos como Assistente Graduado Sénior. Em 2014, coordenou a comissão instaladora da Competência de Geriatria da Ordem dos Médicos, a que preside atualmente. Natural de Arazede, em Montemor-o-Velho, estudou em Coimbra, onde se licenciou em Medicina, em 1980. É mestre em Medicina do Desporto e doutorado em Medicina, pela Universidade de Coimbra.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos