Juramento de Hipócrates: duas cerimónias de profundo significado

Juramento de Hipócrates: duas cerimónias de profundo significado

Dias de compromisso solene, dias em que jovens médicos recebem a cédula profissional. A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos organiza de novo, este ano, duas cerimónias de Juramento de Hipócrates, em Coimbra e na Covilhã. Depois de acolher os jurandos na bonita cidade beirã, no dia 3 de dezembro, segue-se idêntica cerimónia solene em Coimbra, no Grande Auditório do Convento São Francisco, dia 10 de dezembro.

A cerimónia do Juramento de Hipócrates terá lugar, a partir das 14h30, no Grande Auditório do Convento de São Francisco, estando presentes o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e os Presidente das Secções Regionais da Ordem dos Médicos, entre outros representantes da comunidade médica e científica.

Carlos Cortes, presidente da SRCOM, é o anfitrião destas cerimónias de profundo significado na vida profissional dos médicos e, no âmbito da qual, a Oração de Sapiência será proferida pelo Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Américo Figueiredo. A cerimónia será conduzida pela médica especialista de Medicina Geral e Familiar e coordenadora do Gabinete de Organização e Promoção de Atividades, Catarina Matias.

Neste momento simbólico em que os novos médicos juram solenemente defender e pôr em prática o respeito pela vida, e que marca também o início da sua atividade profissional, a Ordem dos Médicos, instituição que recentemente completou 84 anos, continuará a ser o baluarte da defesa da Medicina, dos Doentes e da Saúde“, sublinha o presidente da SRCOM.

O Juramento de Hipócrates simboliza a profissionalização de jovens médicos, em cuja cerimónia serão entregues as respetivas cédulas profissionais.

O Programa detalhado do Juramento de Hipócrates será oportunamente divulgado.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos