Ciclo de debates “E a ética? – Encontros e Desencontros…” decorre nos meses de setembro e outubro

Ciclo de debates “E a ética? – Encontros e Desencontros…” decorre nos meses de setembro e outubro

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, através do seu Gabinete de Ética e Deontologia, desenvolverá o ciclo de debates, na modalidade presencial, com o temaE a Ética? Encontros e Desencontros…“. Ao longo de seis sessões, todas as quintas-feiras, das 21h30 às 23h00, um tema diferente será desenvolvido, contando com a perspetiva e reflexão de ilustres palestrantes que irão fazer uma reflexão ética sobre várias questões clínicas, atuais e emergentes.

A primeira sessão, no dia 8 de setembro, com moderação de Manuel João Brito e Miguel Bajouco, terá como tema “Medicina baseada na evidência, na tecnologia ou na experiência?”, conta com a participação dos seguintes oradores: Henrique Martins, João Pedroso Lima e Helena Donato. A sessão de abertura estará a cargo do presidente da Secção Regional do Centro, Dr. Carlos Cortes.

A segunda sessão, no dia 15 de setembro – Dia do Serviço Nacional de Saúde – terá como tema de debate “Há que saber quando parar! Decisão  de limitação terapêutica”. Com moderação de Alexandra Dinis e Paula Casanova, serão oradores Cândida Cancelinha, Catarina Monteiro e Lèlita Santos. 

Com o tema o – “Eu quero falar! O Consentimento informado em idade pediátrica”, no dia 22 de setembro, este ciclo de debates contará com a participação de Margarida Silvestre, Rita Gonçalves, André Dias Pereira. Serão moderadores Manuel João Brito e Alexandra Dinis.

A quarta sessão do curso terá como temática “Quem cala consente? As vítimas de violência doméstica”, contando com a participação de Bárbara Santa Rosa, João Redondo e Cláudia Cruz Santos. A moderação desta sessão de 29 de setembro estará a cargo de Margarida Silvestre e Rita Marques.

Depois de duas semanas de pausa, a quinta sessão abordará a temática “Better than well! Da cura à potenciação…” no âmbito da qual serão oradores Miguel Castelo-Branco, Jorge Saraiva e Bárbara Santa Rosa. Este debate, que decorrerá a 20 de outubro, terá a moderação de Teresa Lapa e Miguel Bajouco.

Na semana seguinte, a última sessão, marcada para 27 de outubro, será a vez de abordar o tema “Off Label. Quem não arrisca…”, no âmbito do qual serão oradores Pedro Narra Figueiredo, Manuel João Brito e Francisco Batel Marques. Este debate terá a moderação de Carlos Fontes Ribeiro e Teresa Lapa.

A entrada é livre e gratuita*

* – Quem pretender certificado de presença deverá inscrever-se e pagar 5 euros por sessão, sendo o certificado enviado após confirmação de presença no dia da sessão. 

-Quem pretender certificado e estiver presente em todas as sessões , pagará 20 euros pelo certificado total    

Este ciclo de debates é aberto a todos aqueles que, mesmo não sendo médicos, possam ter interesse nestes temas.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos