13º Congresso de Pneumologia do Centro-Ibérico / 46 ªs Jornadas de Atualização Pneumológica

13º Congresso de Pneumologia do Centro-Ibérico / 46 ªs Jornadas de Atualização Pneumológica

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, foi um dos intervenientes da sessão de abertura do 13º Congresso de Pneumologia do Centro-Ibérico / 46 ªs Jornadas de Atualização Pneumológica, eventos que este ano decorreram no Convento de São Francisco, situado em Coimbra.
Sob o tema central “O Pulmão no Centro”, este encontro científico foi presidido pela Diretora do Serviço de Pneumologia do IPO de Coimbra, Lourdes Barradas, e pelo Diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Carlos Robalo Cordeiro.

O evento, organizado pela Associação de Estudos Respiratórios (AER), com o patrocínio da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e sua congénere espanhola (Sociedad Española de Neumología y Cirugía Torácica), contou com um espaço para a discussão de casos clínicos, de comunicações selecionadas e hot topics: “TS comes to Portugal”, bem como a ‘Conferência António Robalo Cordeiro’, ‘Evolução ou Revolução no tratamento da pessoa com DPOC?’, ‘A dupla Imunoterapia em 1ª Linha de CPNPC’, ‘Nova ferramenta de diagnóstico para DAAT em Portugal’, ‘Como gerir o doente com DPOC e Fibrose -Pulmonar Progressiva em 2022?’.

A iniciativa congrega os 10 serviços de pneumologia da Região Centro que, de forma rotativa, vão liderando a organização deste encontro científico. Desde há quatro anos também também estão dois centros hospitalares espanhóis, da zona fronteiriça, de Cáceres e Salamanca. Tal como referiu o Professor Carlos Robalo Cordeiro, este evento junta reconhecidos especialistas da área da pneumologia, provenientes de norte a sul do País e de Espanha, e conta com cerca de 250 participantes inscritos presenciais e 150 de forma remota, muitos dos quais jovens que vieram apresentar os perto de 180 posters a este congresso. A demonstrar que a Ciência não tem fronteiras e a “abrangência deste congresso”, ali foram acolhidas comunicações da Amadora, de Matosinhos e de Leiria.

Carlos Cortes que, pelo último ano nas atuais funções, participa no “Pulmão ao Centro” destacou esta excelente iniciativa que acompanha há vários anos e cuja evolução “tem sido notável”. “Mais do que uma mensagem técnica e científica, valorizo muito o facto deste evento juntar pessoas. Hoje, temos aqui dois hospitais (CHUC e IPO) que estão a organizar este evento. Passam uma mensagem de união que é fundamental, juntando todos os hospitais”. A culminar a sua intervenção, Carlos Cortes assegurou ter “imenso orgulho” em representar o cargo que atualmente exerce na Ordem dos Médicos e de “estar com colegas que tiveram uma enorme dedicação, provavelmente num dos momentos mais difíceis dos últimos 100 anos, a pandemia COVID-19”. Sublinhou: “Os pneumologistas, até pelas características desta doença, tiveram um papel central no combate à pandemia, que ainda não acabou”. Trabalho, esforço e dedicação que, assumiu Carlos Cortes, “ajudaram a ultrapassar as fases mais difíceis e, apesar de todas as dificuldades, souberam estar na linha da frente e foram protagonistas – tal como outros médicos e não médicos – no êxito que o nosso País teve no combate à doença”.

Foram também intervenientes nesta sessão de abertura, a presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques; o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Carlos Santos; a presidente do Conselho de Administração do IPO Coimbra, Margarida Ornelas; e o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, António Morais.

Texto e Fotos @SRCOM / Paula Carmo 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos