Ordem dos Médicos ‘junta’ colegas a trabalhar em vários países, no Dia Mundial da Saúde

Ordem dos Médicos ‘junta’ colegas a trabalhar em vários países, no Dia Mundial da Saúde

Este ano celebra-se o Dia Mundial da Saúde, sob o mote “O nosso planeta, a nossa saúde”. Os desafios são muitos, quase infindáveis. As perguntas são tantas: Somos capazes de (re)imaginar um mundo onde ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos? Onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar? Onde as cidades são habitáveis e as pessoas têm controlo sobre sua saúde e a saúde do planeta? São muitas as perguntas.

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos assinala esta data juntando colegas de várias partes do mundo, para perceber as diferentes definições, variáveis e condicionantes que a Saúde pode ter.  Assim, a partir da experiência profissional de Dora Correia (radio-oncologia, na Suíça), Inês Vieira Rodrigues (Medicina Geral e Familiar, Suécia), Deise Alves (Medicina Geral Familiar, Angola), Marta Valente (Pediatria, Moçambique), Pedro Henriques (Medicina Geral e Familiar, França) ficamos a conhecer a “Saúde” em cada uma da sociedade.

Que parâmetros têm sido mais usados? É uma zona saudável? Em termos práticos, o que tem sido feito e o que é fundamental ser feito? É uma cultura preparada para investir na promoção da saúde? Há literacia na saúde? O ar e a água são de qualidade? Que impactos as alterações climáticas têm influenciado a saúde dessa zona? É fácil ter acesso a produtos alimentares de boa qualidade? Há dinheiro e predisposição para as pessoas investirem dinheiro na sua saúde? Por exemplo, ir ao ginásio, comprar produtos alimentares biológicos, ir a consultas médicas de promoção da saúde e prevenção da doença? Em termos de bem-estar psicológico, é uma sociedade saudável? Poderíamos, de facto, continuar a fazer interrogações.

Num vídeo breve, cada colega explica onde trabalha e dá o testemunho do que é a Saúde no local/cidade onde trabalha. Juntando os testemunhos de médicos que trabalham em diferentes continentes, celebramos o DIA MUNDIAL DA SAÚDE, tendo em conta a saúde no e do planeta.

Veja os testemunhos aqui:

Dora Correia (radio-oncologia, na Suíça),

Inês Vieira Rodrigues (Medicina Geral e Familiar, Suécia),

Deise Alves (Medicina Geral Familiar, Angola),

Marta Valente (Pediatria, Moçambique),

Pedro Henriques (Medicina Geral e Familiar, França

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos