Dois livros de Cândido Ferreira lançados em Coimbra

Dois livros de Cândido Ferreira lançados em Coimbra

O médico nefrologista Cândido ferreira apresentou dois livros na Ordem dos Médicos  – “Estórias deste mundo e do outro” e “Covid-19, a Tempestade Perfeita – História Clínica da Pandemia”, numa sessão, que decorreu no dia 2 de dezembro, em formato híbrido (os intervenientes na Sala Miguel Torga, com transmissão em direto para zoom e facebook).

Coube ao presidente da SRCOM, Carlos Cortes, as primeiras referências ao autor. “Estes livros são, de novo, o resultado da sua capacidade de mexer com a sociedade, de nos convocar ao pensamento, à crítica, à reflexão”, referiu, aludindo ainda ao facto do médico nefrologista se ter reformado da sua atividade profissional mas que “não parou de nos fazer desafios cívicos bem como os desafios do humanismo”.

Também o Professor e cirurgião Carlos Costa Almeida – apresentador da obra “Estórias deste Mundo e do Outro” – é importante a diversidade de opinião, “mesmo na ciência, em que nada é definitivo e eterno”. Já o médico Jaime Ramos, Presidente da Fundação ADFP e apresentador da obra “COVID-19 A Tempestade Perfeita – História Clínica da Pandemia”, considerou que se trata de um “excelente instrumento para a História”. Em homenagem à escola pública e à língua portuguesa estiveram nesta sessão as professoras Cristina Ferrão e Paula Figueiredo, respetivamente, presidente do Conselho Executivo e adjunta da direção da Escola Secundária Infanta Maria, em Coimbra.

Em breves palavras – “porque o escritor é para ser lido” – Cândido Ferreira fez referências às dificuldades que a classe médica está a atravessar e, dirigindo-se aos jovens médicos, exortou: “Vale a pena lutar por mais bofetadas que se leve”. O escritor médico, natural de Febres (Cantanhede), referiu ainda algumas missivas que tem recebido e que são elogios aos seus mais recentes livros.

# “Estórias deste Mundo e do Outro”: textos sobre a vida do Dr. Cândido Ferreira, desde a infância. Com humor, conta-nos as suas peripécias, mostra-nos a vida do campo e da cidade. Em suma, é o retrato da sua infância e da sua juventude, com ensinamentos que nos oferece. É um livro de contos e crónicas juntando cenas que habitualmente conta aos amigos.

# “COVID-19 A Tempestade Perfeita – História Clínica da Pandemia”: O livro resulta de vários artigos onde o Dr. Cândido Ferreira dá a sua perspetiva – crítica sobre o comportamento dos principais agentes políticos em Portugal, face à pandemia. Obriga-nos com este livro a tentar fazer melhor. Mais uma vez, são as suas opiniões e os seus ensinamentos que nos pedem para fazermos sempre melhor.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos