Livros dos médicos João Taborda e José Poças apresentados em Coimbra a 13 de novembro

Livros dos médicos João Taborda e José Poças apresentados em Coimbra a 13 de novembro

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos organiza e promove a apresentação dos livros “João Taborda: um fotógrafo humanista” e “Reflexões em tempos de Pandemia”, este último a maisrecente obra do médico internista e infeciologista José Poças. As obras, com chancela da By The Book, serão apresentadas na sessão que decorrerá na Sala Miguel Torga da sede da SRCOM e nas plataformas digitais da SRCOM, no dia 13 de novembro, sábado, pelas 11h00. Este evento decorre com o apoio de Poças Júnior e da Editora By The Book

Nesta sessão serão oradores: Carlos Cortes | Presidente da SRCOM; Fátima Caeiro Taborda | Médica Pneumologista e autora do livro “João Taborda: um fotógrafo humanista”; José Poças | Médico Internista e Infeciologista e autor do livro “Reflexões em tempos de Pandemia”; José Barata | Médico Internista e apresentador da obra “João Taborda: um fotógrafo humanista”; Paulo Nossa | Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e apresentador da obra “Reflexões em tempos de Pandemia” ; José Saraiva da Cunha | Professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Ex-Diretor do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (SDI-CHUC) e apresentador da obra “Reflexões em tempos de Pandemia”; Vasco Taborda | Filho do Autor e apresentador da obra “João Taborda: um fotógrafo humanista”; Maria João Paiva Brandão | Editora da By The Book ; Ana de Albuquerque | Editora da By The Book.

A sessão será transmitida em direto: 

· ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/89660332602

· FACEBOOK: https://www.facebook.com/seccaocentroordemmedicos  

Médico pneumologista, João Taborda revelou desde muito cedo a sua paixão pela fotografia.  Foi premiado internacionalmente, vencendo mais de oito centenas de distinções em todos os continentes. Em entrevista à Agência Lusa, em 2017, ano em que conquistou o lugar cimeiro do pódio na categoria Rostos e Personagens dos Prémios Internacionais de Fotografia de Siena, João Taborda afirmou que procurou sempre “uma fotografia humanizada”, “numa linha que passa pelo cérebro, pelo olhar e pelo coração”, citando o fotojornalista Henri Cartier Bresson. Faleceu em janeiro de 2020. Este livro é a concretização de um sonho do malogrado autor das imagens plenas de luz, de emoção, de alma.

Médico especialista em Medicina Interna, Doenças Infeciosas e Medicina do Viajante, José Poças é Diretor de Serviço de Infeciologia do Hospital de São Bernardo – Centro Hospitalar de Setúbal, onde trabalha há mais de trinta anos. No dia 25 de novembro de 2019, apresentou o livro “A relação médico-doente: Um contributo da Ordem dos Médicos”, do qual foi coordenador redatorial. Anos antes editou o seu primeiro livro, “Ode ou Réquiem, alegoria sobre a natureza do ato médico, a propósito de algumas histórias clínicas reais”, obra que apresentou a 24 de outubro de 2015 no auditório do Fórum Luísa Todi, em Setúbal. José Poças nasceu no Porto em 1958, concluiu o curso na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa, mas escolheu Setúbal para viver.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos