Rega da oliveira assinala Dia do Serviço Nacional de Saúde (15 de setembro)

Rega da oliveira assinala Dia do Serviço Nacional de Saúde (15 de setembro)

Aproxima-se uma das datas mais importantes do nosso País: do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o ato simbólico da rega da oliveira que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego, em Coimbra.

Assinalando os 42 anos do SNS e cumprindo a promessa feita a António Arnaut de perpetuar a luta pela defesa do SNS (o seu mais belo poema), a Presidente da LAHUC – Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Isabel de Carvalho Garcia e o Presidente da SRCOM – Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, têm a honra de convidar V. Ex.ª para a cerimónia da Rega da “Oliveira SNS”, a realizar dia 15 de setembro, pelas 18h00, no Parque Verde (junto ao Pavilhão Centro Portugal), em Coimbra (cf. convite).

ATUALIZAÇÃO: Em face das condições climatéricas, as intervenções irão decorrer no Pavilhão Centro de Portugal.

A “Oliveira SNS” é o símbolo de resistência e de esperança na vitalidade do Serviço Nacional de Saúde, essencial a todos nós, e à concretização do sonho de António Arnaut de “construir uma sociedade mais livre, justa e solidária”. Ao celebrar mais esta efeméride, esta também é uma forma de recordar um dos principais protagonistas da criação formal do SNS e que o defendeu sempre, de forma acérrima, quer na sua atividade cívica, política e literária. Este é, também, um momento de homenagem à memória de todos os intervenientes na defesa do SNS, e em especial aos seus criadores.

#Rega da oliveira SNS

A rega da oliveira do SNS conta com o apoio e a parceria da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, a partir das comemorações dos 35 anos do SNS.

Foi em 2009 que a plantação e a rega da oliveira assinala a importante data, graças à iniciativa da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra (LAHUC) em parceria com a extinta LAHC (Liga dos Amigos do Hospital dos Covões). Nessa data, assinalaram-se os 30 anos do SNS. Desde então, todos os anos, repete-se este ritual: a rega da oliveira por iniciativa da LAHUC. Desde 15 de setembro de 2009 e todos os anos, o Dr. António Arnaut fez questão de acompanhar o ritual da rega da oliveira, árvore símbolo da paz e da resistência que, tal como o criador do SNS ambicionava e lutava, assim também fosse o Serviço Nacional de Saúde. A última vez que o Dr. António Arnaut acompanhou esta rega simbólica foi a 15 de Setembro de 2017, fazendo-nos prometer que tudo faríamos para perpetuar este símbolo do Serviço Nacional de Saúde. Entretanto, a LAHUC encetou em 2019 (40 aniversário do SNS) um movimento cívico da plantação da “oliveira SNS” em todos os municípios (continente e ilhas) para que no dia 15 de Setembro, quiçá à mesma hora, se fizesse simbolicamente a rega de uma “Oliveira SNS”.  Devido à COVID-19, este projeto ficou suspenso, mas será retomado oportunamente.

“Oliveira SNS” já plantadas: Coimbra15 de setembro de 2009, Parque Verde da Cidade, junto ao pavilhão de Portugal; Fafe5 de abril de 2019, no Parque da Cidade de Fafe; Viseu16 de maio de 2019, Centro Hospitalar de Tondela-Viseu; Penela21 de maio de 2019, Parque das Águas Romanas, em frente ao Centro de Saúde; Tocha21 de maio de 2019, Hospital Rovisco Pais; Pampilhosa de Serra21 de maio de 2019, Centro de Saúde; Miranda do Corvodia 1 de junho de 2019, dia do município, no Jardim da Casa das Artes; Ansião, Praça do Município, 10 de agosto de 2019; Lousã,  13 de setembro de 2019; Celorico da Beira, 15 de setembro de 2019; Loulé, 15 de Setembro de 2019; Vila Nova de Poiares, 16 de setembro de 2019; Arganil, 22 de setembro de 2019; Portimão, 23 de setembro de 201; Ovar, 24 de junho 2020 – Liga dos Amigos do Hospital de Ovar plantou a Oliveira do SNS no espaço interior do Hospital de Ovar.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos