COVID-19 | “Todos somos agentes de saúde pública”

COVID-19 | “Todos somos agentes de saúde pública”

 

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) realizou na manhã e tarde do dia 14 de agosto, nas praias da Barra e da Costa Nova (Ílhavo), a terceira ação de sensibilização no âmbito da campanha #Respeito pela Vida. Nestas praias, a equipa de voluntários partilhou com a população as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativas às boas práticas de saúde pública e à adoção de comportamentos seguros para combater a Covid-19, neste caso em particular no contexto de férias e de fruição das praias marítimas.

Após esta ação que abordou mais de uma centena de banhistas, e em jeito de balanço, Carla Araújo, do Grupo de Acompanhamento da Covid-19 criado pela SRCOM, reforçou a ideia do cumprimento das medidas recomendadas para a prevenção desta doença, nomeadamente a utilização adequada das máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento físico, e a etiqueta respiratória ao tossir e espirrar.

"Todos somos agentes de saúde pública, esta campanha pretende chamar a atenção do cumprimento destas medidas como forma de prevenir a propagação da doença. Só conseguiremos vencer este vírus despertando o dever cívico coletivo, uma vez que nesta luta contra a doença dependemos todos um dos outros", enfatiza.
Em seu entender, e após esta ação junto dos banhistas nestas praias do concelho de Ílhavo, Carla Araújo faz um balanço muito positivo desta ação de sensibilização. "A maior parte das pessoas circulava nos passadiços com máscara e, quando não a usavam, e após a nossa abordagem, mostravam-se recetivas e colocavam a máscara no rosto".

Esta ação foi levada a cabo pela equipa multidisciplinar composta por médicos da SRCOM, médicos de saúde pública, técnicos municipais de saúde ambiental e da proteção civil. Para além do alerta visual através de cartazes, os membros da equipa fizeram ainda demonstrações da correta higienização das mãos com álcool gel. Foram também distribuídas máscaras comunitárias.
Carlos Cortes, presidente da SRCOM, aquando da primeira ação desta campanha, sintetizou: "Esta é uma campanha de todos. Dos médicos, das autoridades, de todos os cidadãos. É encorajador constatar a abertura das pessoas para partilharam a importância do cuidado e da prevenção".
São cinco os passos fundamentais desta campanha de sensibilização. A saber: higienizar as mãos com frequência; usar sempre máscara em locais públicos; manter a distância física mínima de dois metros; evitar tocar com as mãos na boca, nariz ou olhos e ao espirrar ou tossir tapar a boca e o nariz com o antebraço.
Esta jornada de sensibilização terminou na ruas e largos circundantes à Praça do Peixe, local emblemático da cidade de Aveiro com inúmeros restaurantes e bares.

#RespeitoPelaVida
A próxima ação de sensibilização da campanha realiza-se amanhã, 15 de agosto, na Praia da Vagueira, no concelho de Vagos, distrito de Aveiro.
São parceiros da campanha #RespeitoPelaVida, a Administração Regional de Saúde do Centro I.P, o Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, o Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra e o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior.
A campanha cobre toda a região Centro e os locais onde se realizam as ações de sensibilização são sinalizados com a ajuda das autoridades locais, em função do nível de risco pandémico.
Para além das ações no terreno, a campanha é também ativada nas redes sociais, nas plataformas de comunicação da SRCOM e na comunicação social.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos