COVID-19 | “O futuro depende de cada um de nós no cumprimento das medidas de prevenção”

COVID-19 | “O futuro depende de cada um de nós no cumprimento das medidas de prevenção”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) realizou na manhã de hoje, 27 de agosto, mais uma ação de sensibilização no âmbito da campanha #RespeitoPelaVida, na feira quinzenal na vila da Pampilhosa da Serra (distrito de Coimbra).

A equipa de voluntários partilhou com a população as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativas às boas práticas de saúde pública e à adoção de comportamentos seguros para combater a Covid-19, neste caso em particular no contexto de férias e de rotinas do dia-a-dia quanto aos comportamentos seguros a ter no momento das compras em feiras e mercados.
Inês Mesquita (vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos), António Queimadela Baptista (Médico de Saúde Pública) e Jorge Custódio (Vice-presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra) participaram nesta ação de sensibilização.
A Pampilhosa da Serra, recorde-se, é uma vila do distrito de Coimbra que, nesta época do ano, assiste ao aumento exponencial da sua população (o quíntuplo) comparativamente ao resto do ano.
Em jeito de balanço, após esta ação que abordou perto de duas centenas de pessoas, Inês Mesquita destacou a recetividade da população. "As pessoas estão muito recetivas às recomendações para prevenir a doença". E reforçou a ideia do cumprimento das medidas para a prevenção da Covid-19, nomeadamente a utilização adequada das máscaras, a higienização das mãos, a distância física e a etiqueta respiratória ao tossir e espirrar. "Todos temos um papel a desempenhar".
Reforçou: "Esta é uma campanha de todos. A Ordem dos Médicos do Centro identificou, com os delegados de saúde pública, as zonas onde poderíamos chegar a mais pessoas. Só conseguiremos vencer este vírus despertando o dever cívico coletivo, a responsabilidade coletiva, uma vez que nesta luta contra a doença dependemos todos uns dos outros. Quando, no inverno, voltarmos com frequência aos espaços fechados o cumprimento das medidas de prevenção serão a cada momento fundamentais, uma vez que o risco de contágio aumenta significativamente". Declarou ainda: "Esta campanha vem comprovar que é muito importante estar junto da comunidade e explicar as medidas e as recomendações para as boas práticas de saúde pública".
O vice-presidente Jorge Custódio (Vice-presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra) enalteceu a importância desta iniciativa da Ordem dos Médicos do Centro, lembrando que todos os cidadãos têm um papel determinante para ajudar a vencer a Covid-19. "Todas as ações de sensibilização são bem-vindas. A autarquia da Pampilhosa da Serra já efetuou várias ações desde maio mas estas iniciativas nunca são de mais para relembrar as principais medidas de prevenção da doença."

Esta iniciativa da SRCOM e da Sub-região de Coimbra da Ordem dos Médicos contou com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Interior Norte – Unidade de Saúde Pública. Para além do alerta visual através de cartazes, os membros da equipa fizeram demonstrações da correta higienização das mãos com álcool gel e relembraram os cinco passos fundamentais desta campanha de sensibilização. A saber: higienizar as mãos com frequência; usar sempre máscara em locais públicos; manter a distância física mínima de dois metros; evitar tocar com as mãos na boca, nariz ou olhos e ao espirrar ou tossir tapar a boca e o nariz com o antebraço.
Nesta ação, a autarquia da Pampilhosa da Serra ofereceu kits de proteção com máscaras cirúrgicas, luvas descartáveis e embalagem de solução hidroalcoólica com doseador.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos