COVID-19 | “Gestos simples de proteção podem fazer toda a diferença”

COVID-19 | “Gestos simples de proteção podem fazer toda a diferença”

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) realizou hoje, dia 15 de agosto, na Praia da Vagueira, em Vagos, mais uma ação de sensibilização no âmbito da campanha #Respeito pela Vida. A iniciativa teve como objetivo alertar a população para a importância da adoção de medidas de desconfinamento seguro, nomeadamente a distância social, a utilização de máscaras, a higienização das mãos, bem como alertar para evitar o contacto com boca, nariz e olhos, e os aglomerados de pessoas.
"Abordamos os veraneantes, sobretudo nos passadiços, nos paredões das praias e nos principais acessos, para que adotem as medidas de prevenção. Vamos em pequenos grupos, em várias direções da praia, com gel, máscaras e os nossos cartazes", começou por explicar Lara Sutil, membro do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos e médica de família do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga.
"Todos precisamos de desconfinar mas temos de fazê-lo em segurança. É importante transmitir às pessoas que, as medidas preventivas que adotarmos agora poderão ajudar-nos a superar mais facilmente esta pandemia. A nossa população está de parabéns pela forma como tem sido responsável". Lara Sutil lembra que a próxima época gripal poderá revelar-se mais um desafio, pelo que é fundamental minimizar os casos nesta altura de verão e alertar para a falsa noção de segurança quando se está nestes locais ao ar livre onde circulam muitas pessoas. Pequenos e simples gestos de proteção podem fazer toda a diferença".
"Quero dar os parabéns por esta iniciativa que faz todo o sentido", enalteceu Paulo Sousa, vice-presidente da Câmara Municipal de Vagos. Também Miguel Sá, coordenador do Serviço da Proteção Civil de Vagos, sublinhou a importância desta campanha.
Em síntese, esta iniciativa, com chancela da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e da Sub-região de Aveiro da Ordem dos Médicos, contou com o apoio e presença da Câmara Municipal de Vagos e do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga – Unidade de Saúde Pública, bombeiros, escuteiros e responsáveis da Proteção Civil de Vagos.
Nesta ação, foram oferecidas máscaras cirúrgicas (doadas pela autarquia) e disponibilizado gel (SRCOM) para desinfeção das mãos, antes e após a colocação das máscaras pelas pessoas. A autarquia pretende utilizar o material informativo produzido pela SRCOM e usado nesta campanha, colocando-o nos principais acessos à praia da Vagueira como complemento à informação já existente.
#RespeitoPelaVida

São parceiros da SRCOM na campanha #RespeitoPelaVida, a Administração Regional de Saúde do Centro I.P, o Departamento de Saúde Pública da ARS Centro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, o Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra e o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior. Para além da praia da Vagueira, as ações de sensibilização já percorreram a Praia de São Sebastião da Feira (Oliveira do Hospital), a Praia Fluvial de Loriga (Seia), as praias da Barra e Costa Nova (Ílhavo) e a Praça do Peixe (Aveiro).

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos