Ordem dos Médicos do Centro destaca segurança clínica do Centro Hospitalar de Leiria

Ordem dos Médicos do Centro destaca segurança clínica do Centro Hospitalar de Leiria

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) visitou o Hospital de Santo André (Centro Hospitalar de Leiria), no dia 24 de julho de 2020, no âmbito das visitas a todas as unidades de saúde da região centro, hospitais e centros de saúde, para avaliar a resposta que o hospital está a dar à pandemia da COVID-19.

 

Segundo Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, “o Centro Hospitalar de Leiria preparou-se, muito precocemente para fazer face ao impacto da pandemia. Nessa fase, o hospital criou uma task force, que reunia diariamente, tendo implementado mais de 130 procedimentos direcionados para todas as atividades do hospital, antecipando-se assim às próprias recomendações emitidas pela DGS”, acrescentando que “foram criados circuitos, áreas dedicadas e existiu desde início uma grande preocupação com a segurança dos doentes e dos próprios profissionais da instituição”.

 

Os resultados foram significativos: “É de salientar que nenhum doente e nenhum profissional de saúde foi infetado com origem no hospital”, nota Carlos Cortes.

 

No período de 1 de janeiro a 19 de julho de 2020, foram realizadas 158 264 consultas (mais 4% face ao período homólogo) e 7 272 cirurgias (apenas menos 34 cirurgias que no ano anterior), o que demonstra a existência de um plano cuidado de recuperação do atraso causado pelo período de confinamento.

 

Segundo Carlos Cortes estes resultados foram conseguidos “pelo trabalho meritório da Direção Clínica e da sua equipa, da task-force que foi criada, da concretização do conselho de administração e sobretudo da enorme entrega e dedicação de todos os profissionais da instituição”.  E adianta: “É muito importante percebermos que este hospital reforçou a sua componente clínica que foi um motivo essencial para o CHL ter dado a resposta assinável que deu”.

 

A SRCOM deixa uma recomendação para todas as pessoas desta área: “O hospital é altamente diferenciado, onde é possível usufruir de todos os cuidados de saúde em segurança e tranquilidade”.

Partilhe nas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ordem dos Médicos