COVID-19 | Ordem dos Médicos do Centro cria Grupo de Suporte para garantir bem-estar a quem está a lutar contra a pandemia

COVID-19 | Ordem dos Médicos do Centro cria Grupo de Suporte para garantir bem-estar a quem está a lutar contra a pandemia

 

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), através do seu Gabinete de Apoio ao Médico, criou no âmbito da Pandemia COVID-19, uma estratégia de apoio centrada numa intervenção grupal de Suporte, Partilha e Reflexão. Face ao atual contexto de grande exigência de requisitos e atualizações técnico-científicas e organizacionais, associado ao desgaste físico e emocional, bem como o isolamento socio-espacial, este momento de especial complexidade exige, pois, um conjunto de medidas para garantir o bem-estar de quem, diariamente, dá o seu melhor na luta contra esta pandemia. É neste enquadramento que a SRCOM vem dar a conhecer a criação por parte do Gabinete de Apoio ao Médico deste grupo.

Para os médicos inscritos na Secção Regional do Centro, todas as semanas, a cada quarta-feira será ativado o grupo que poderá ter, no máximo, 10 participantes. Tudo acontece na plataforma digital de videoconferência através de Teams ®, após inscrição através do endereço eletrónico srcom.gam@gmail.com. As sessões terão, no máximo, 90 minutos (entre as 21h30 e as 23h00).

"É fundamental garantir o bem-estar de quem está a lutar contra esta pandemia. No atual contexto de grande exigência e emergência, até pelas complexas atualizações técnico-científicas e organizacionais quase diárias, associado ao desgaste físico e emocional, será importante partilhar experiências sobre o impacto da crise no desempenho técnico e profissional", salienta o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

São dinamizadores deste grupo na SRCOM: João Redondo, psiquiatra, Coordenador do Gabinete de Apoio ao Médico da SRCOM e Tiago Santos, psiquiatra e membro do Gabinete de Apoio ao Médico da SRCOM.

"A partilha e reflexão dos desafios colocados sobre a atual pandemia, o balanço do custo pessoal e familiar da reorganização do trabalho e dos riscos inerentes são objetivos gerais deste grupo", explica ainda o coordenador do Gabinete de Apoio ao Médico, o médico psiquiatra João Redondo.
O médico do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) acrescenta: "Planeámos esta intervenção de forma a ajudar a fazer a gestão emocional das situações de stress, auxiliar no processo de compatibilização de contextos familiares / laborais e informais, bem como para reforçar as competências no relacionamento interpessoal em contexto de crise, entre outras".
Esta iniciativa do Gabinete de Apoio ao Médico da SRCOM conta com o apoio do Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicológico, do CRI de Psiquiatria CHUC.

 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos