Ordem dos Médicos do Centro promove sessões sobre o COVID-19 com transmissão online

Ordem dos Médicos do Centro promove sessões sobre o COVID-19 com transmissão online

 

Duas sessões, o mesmo objetivo: informar com credibilidade, sensibilizar toda a comunidade e partilhar as mais recentes recomendações sobre a COVID-19. Esse foi o propósito do primeiro ciclo de sessões sobre o surto do COVID-19, tendo em conta a sua evolução epidemiológica, organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

 

Esta iniciativa, que decorreu em dois momentos distintos – esclarecimento à população em geral e outra sessão destinada exclusivamente a médicos – contou com a participação de especialistas do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos, do Grupo de Acompanhamento da COVID-19 criado esta semana pela SRCOM, bem como de autoridades de saúde pública da Administração Regional de Saúde do Centro. A moderação das sessões esteve a cargo de Catarina Matias, Médica de Família e coordenadora do Gabinete de Organização e Promoção de Atividades da SRCOM.

 

Recorde-se que o Grupo de Acompanhamento, coordenado pelo diretor de Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Carlos Robalo Cordeiro, integra médicos especialistas em saúde pública, pneumologia, doenças infeciosas, pediatria, medicina geral e familiar, medicina no trabalho, patologia clínica, medicina intensiva e medicina interna.

 

Esta iniciativa teve a seguinte calendarização:

18h30 | Sessão ‘Coronavírus – A população no centro da ação: perguntas frequentes e esclarecimentos': iniciativa de esclarecimento aberta à população em geral com o intuito de clarificar as principais questões relacionadas com o vírus. Esta sessão conta com a participação do jornalista Pedro Carvalhas.

21h00 | Sessão ‘Coronavírus na perspetiva do médico: ponto da situação e planeamento estratégico': é uma sessão destinada a médicos, com vista a analisar a situação do COVID-19 em Portugal.

Foram oradores: Carlos Cortes, Presidente da SRCOM; Carlos Robalo Cordeiro, Pneumologista, Diretor da FMUC e membro do gabinete de crise da OM (e Coordenador do Grupo de acompanhamento da SRCOM); Luís Trindade, Infecciologista do Serviço de Doenças Infeciosas do CHUC e membro do Gabinete de Formação Médica Contínua da SRCOM; Filipe Froes, Pneumologista e coordenador do Gabinete de crise da OM; e João Pedro Pimentel, Diretor do Departamento de Saúde Pública da ARSC.

Foram comentadores (Grupo de Acompanhamento COVID-19 criado pela SRCOM):

Adriana Gaspar (Saúde Pública)
João Porto (Medicina Interna)
Carla Araújo (Medicina Interna)
Margarida Prata (Infecciologista)
Arsénio Santos (Medicina Interna)
Ana Marques (Pneumologia e Medicina Intensiva)
Será também comentador: Eugénio Cordeiro, delegado de Saúde adjunto do departamento de Saúde Pública da ARSC

 

Esta sessão foi transmitida em direto nos canais digitais da SRCOM, uma alternativa enquanto estiverem em vigor os atuais níveis das medidas preventivas atendendo ao impacto do COVID-19 a nível mundial. Na sede da SRCOM estarão apenas os oradores convidados para falar sobre o tema.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos