“Check-up” com Carlos Cortes e Germano de Sousa no canal S+

“Check-up” com Carlos Cortes e Germano de Sousa no canal S+

No "Check-up" esteve em análise a falta de médicos no Algarve e Coimbra; o mais recente relatório do Conselho de Finanças Públicas sobre o financiamento dos hospitais e o alerta da Direção-Geral da Saúde face ao consumo de cigarros eletrónicos. Um programa com Vera Lúcia Arreigoso e seus convidados, Carlos Cortes, Presidente da Ordem dos Médicos – Região Centro e José Germano de Sousa, Patologista Clínico e Ex-Bastonário da Ordem dos Médicos.

Alguns destaques:
O que a Ordem dos Médicos alertou, lembra o presidente da Secção Regional do Centro, é que "se [esta] linha vermelha for ultrapassada, a partir do dia 14 há um problema grave no atendimento dos doentes". Carlos Cortes reportava-se à tomada de posição pública face às mais de três dezenas de declarações de responsabilidade de médicos especialistas em Medicina Interna que enfrentam escalas muito reduzidas de recursos humanos.

Vera Arreigoso foi conduzindo a entrevista com inúmeros temas da atualidade e não deixou de colocar o enfoque, também, nas expectativas dos convidados face ao próximo Orçamento de Estado e o financiamento para o setor da Saúde.
Germano de Sousa: "Juntemo-nos todos e pensemos que precisamos de um Serviço Nacional de Saúde fortíssimo".

Calos Cortes lembrou ainda o papel essencial e imprescindível dos cuidadores informais que prestam um serviço único no País, tendo o ex-Bastonário da Ordem dos Médicos, sobre esta matéria, defendido que "é importante olhar para o cuidador e criar uma estrutura que lhe dê apoio". "Temos de aprender a pensar nos doentes", afirma.

O programa foi emitido na noite de 9 de dezembro, a partir das 23h00 (Canal 129 NOS, MEO e 128 Vodafone Portugal).

 

Partilhe nas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ordem dos Médicos