Urgência da Maternidade Bissaya Barreto encerra dois dias, alerta Carlos Cortes

Urgência da Maternidade Bissaya Barreto encerra dois dias, alerta Carlos Cortes

 

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos denuncia a preocupante falta de obstetras na zona Centro do País, claramente insuficientes para dar resposta adequada às necessidades dos cidadãos.

Entre as 21h do dia 26 de agosto e as 9h de 27 de agosto e ainda durante todo o dia 31 de agosto estará encerrada a urgência da Maternidade Bissaya Barreto, tendo os cidadãos que recorrer à Maternidade Dr. Daniel de Matos.

No cerne da questão está a falta de recursos humanos e a incorreta dotação de obstetras das duas Maternidades de Coimbra. As respetivas unidades estão a funcionar muitas vezes no limite, bastando haver uma baixa de um médico para colocar em causa todo o funcionamento do serviço.

Para o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes “as graves carências de obstetras são inaceitáveis”, havendo ano após ano uma “total desconsideração na atribuição de vagas para obstetricia com consequências inevitáveis no bom funcionamento dos serviços”.

Carlos Cortes reforça a denúncia: “O Ministério da Saúde tem de parar de considerar, erradamente, as duas maternidades de Coimbra como uma só e de fazer uma dotação de obstetras em conformidade. Encerrar uma delas não poderá nunca ser uma solução porque não haveria capacidade de resposta”.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos reforça ainda o seu total apoio e consideração pelos médicos em serviço, que “têm feito um enorme esforço, a trabalhar muitas vezes no limite das suas capacidades, para manterem a resposta sem prejudicarem os cidadãos”.

A SRCOM alerta para a necessidade do Ministério da Saúde resolver com a máxima urgência esta situação, que se tem agravado ano após ano, apesar dos inúmeros alertas da Ordem dos Médicos.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos