“Avaliação contínua no internato médico” em debate

“Avaliação contínua no internato médico” em debate

A duas semanas da realização do II Encontro do Internato Médico da Zona Centro, a sala Miguel Torga acolheu no dia 15 de maio, na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) o debate sobre "Avaliação contínua no internato médico".
A sessão moderada por Isabel Antunes, Vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, contou com a intervenção do Coordenador do Gabinete de Formação Médica da SRCOM, Marques Neves e teve como relator o médico interno de cirurgia, Daniel Jordão.

Aquando da divulgação deste debate junto dos órgãos de comunicação social, o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, afirmara: "É importante manter um sistema de avaliação, justo e prático, e que, ao mesmo tempo, mantenha a exigência necessária para a qualidade do internato médico".

Na sessão, para além de serem discutidos os parâmetros de avaliação, ficou clara a ideia de que a aposta na humanização dos cuidados e na comunicação com os utentes deve ser prioritária como elementos-chave em todo o processo formativo. Isso mesmo foi sublinhado, em jeito de balanço, pelo coordenador Gabinete de Formação Médica da SRCOM, Marques Neves. E, mesmo a terminar, Isabel Antunes sistematizou alguns pontos essenciais discutidos no debate: "a necessidade da caderneta do interno, a necessidade de auto-avaliação, o problema da inflação das notas, a importância da avaliação ser efetuada pelo orientador e também interpares pelos elementos do serviço; a preocupação com a avaliação excessivamente quantitativa e a necessidade de existir uniformidade de critérios de avaliação".

O debate contou com a participação de diretores clínicos, diretores de internato médico, diretores de serviço, comissões de internos, membros de vários colégios da especialidade da Ordem dos Médicos e também de internos de formação geral.

Recorde-se que este é o segundo debate prévio no âmbito do II Encontro do Internato Médico da Zona Centro – Avaliação no Internato Médico, que irá decorrer nos dias 31 de maio e 1 de junho, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) – Pólo HUC. É neste contexto que foram agendadas quatro sessões de debate (8, 15, 22 e 29 de maio), sendo as próximas dedicadas aos seguintes temas:
. 22 de maio – Avaliação final no internato médico
. 29 de maio – Serviço de urgência e idoneidade formativa

O II Encontro do Internato Médico da Zona Centro é organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, através do Gabinete de Formação Médica, em colaboração com a Comissão Regional do Internato Médico da Zona Centro e com o apoio do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

© Fotos/SRCOM – Paula Carmo  

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos