“A função do orientador de formação e do médico interno na formação” em debate

“A função do orientador de formação e do médico interno na formação” em debate

A Ordem dos Médicos acolheu, no dia 8 de maio, em Coimbra, o debate sobre "A função do orientador de formação e do médico interno na formação", cuja sessão contou com a participação do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e do Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes. O primeiro de quatro debates – no âmbito do II Encontro do Internato Médico – foi moderado pela Vice-Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Inês Rosendo, e contou com a participação de diretores clínicos, diretores executivos de Agrupamentos de Centros de Saúde, diretores de internato médico, diretores de serviço, comissões de internos, membros de vários colégios da especialidade da Ordem dos Médicos e também representantes de núcleos de estudantes de Medicina.

"Este é um debate que se reveste de especial importância, uma vez que o orientador de formação é o elemento-chave no desempenho de qualidade da Medicina portuguesa", assumiu o presidente da SRCOM. "Têm sido os orientadores de formação os responsáveis pela qualidade no processo de formação médica geral e na formação médica especializada", asseverou ainda, tecendo duras críticas à tutela: "o Ministério da Saúde tem sido protagonista, por um lado, da falta de reconhecimento desse exercício fundamental e imprescindível na formação médica e, por outro, não tem criado as condições adequadas para o exercício deste papel". Alerta: "É urgente dar condições adequadas aos orientadores de formação de forma a continuarmos a ter os mais exigentes patamares de qualidade na Medicina Portuguesa".

Recorde-se que este foi o primeiro debate prévio no âmbito do II Encontro do Internato Médico da Zona Centro – Avaliação no Internato Médico, que decorrerá nos dias 31 de maio e 1 de junho, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) – Pólo HUC.
É neste contexto que foram agendadas quatro sessões de debate prévio ( 8, 15, 22 e 29 de maio), a realizar sempre na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (Av. Dom Afonso Henriques, 39), pelas 18h00, com os seguintes temas:

. 08 de maio – A função do orientador de formação e do médico interno na formação
. 15 de maio – Avaliação contínua no internato médico
. 22 de maio – Avaliação final no internato médico
. 29 de maio – Serviço de urgência e idoneidade formativa

O II Encontro do Internato Médico da Zona Centro é um evento organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, através do Gabinete de Formação Médica, em colaboração com a Comissão Regional do Internato Médico da Zona Centro e com o apoio do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos