Professor Duarte Nuno Vieira galardoado com a Medalha de Ouro dos Serviços Médico-Legais Russos

Professor Duarte Nuno Vieira galardoado com a Medalha de Ouro dos Serviços Médico-Legais Russos

 

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Duarte Nuno Vieira, foi distinguido com o título de Membro Associado de Honra da Associação de Peritos Médicos Forenses da Rússia, no decurso de Congresso Internacional organizado por esta associação, em Moscovo. No evento, subordinado ao título "Topical issues of forensic medicine and expert practice – 2019", o Professor Catedrático de Medicina foi um dos oradores internacionais convidados, tendo proferido a conferência de abertura deste congresso.
A mesma distinção foi atribuída também aos Professores Burkhard Madea (Alemanha), e Mimasaka Sohtaro (Japão), cientistas internacionais no âmbito da Medicina Legal.
Todos receberam a distinção no decurso da Sessão Solene, tendo o professor Duarte Nuno Vieira sido galardoado também com a Medalha de Ouro dos Serviços Médico-Legais Russos, medalha criada para celebrar os 100 anos destes serviços.

Na última década, recorde-se, o docente e reputado perito médico-legal esteve envolvido em múltiplas intervenções periciais humanitárias, bem como em iniciativas de formação pericial e em atividades de índole académica, designadamente em provas de doutoramento, em diversos países da antiga União Soviética, tais como a Arménia, Geórgia, Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Estónia, Lituânia, etc.

Recentemente, Duarte Nuno Vieira foi galardoado com a Distinção de Honra da União Árabe de Ciências Forenses e Toxicologia (AUFT) em Sessão Solene da 10th International Conference on Forensic Medicine and Sciences, que decorreu este mês de abril em Hurghada (Egipto). A distinção foi atribuída ao Professor Catedrático – atual presidente da Rede Iberoamericana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses e do Conselho Científico do Tribunal Penal internacional – pelo apoio que tem dado no âmbito da reestruturação dos serviços médicos-legais de diversos países árabes, na formação de profissionais destes países e pela sua ação internacional no âmbito da chamada Medicina Forense Humanitária. 

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) tem sido distinguido por inúmeras organizações e instituições académicas: o livro "Monitoring Detention, Custody, Torture and Ill-treatment: A Practical Approach to Prevention and Documentation" da autoria do diretor da FMUC em colaboração com Jason Payne-James (do Reino Unido) e Jonathan Benyon (da Suíça) foi alvo de distinção pela Associação Médica Britânica (British Medical Association) na cerimónia anual (2018 Medical Book Awards Cerimony) que esta organização promove para premiar os melhores livros médicos publicados em língua inglesa. Trata-se do segundo livro em língua inglesa publicado por Duarte Nuno Vieira, que é também co-autor de duas obras em língua francesa e de nove em língua portuguesa.
Este livro aborda aspetos relacionados com a investigação e documentação de tortura, área à qual o professor e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra tem também dedicado na sua atividade profissional. Os livros galardoados foram anunciados, a 4 de setembro, num evento realizado no Hall de Cerimónias da Associação Médica Britânica, em Londres. A obra premiada foi publicada em janeiro de 2018 pela CRC Press, do grupo Taylor & Francis, uma das principais editoras internacionais.

Duarte Nuno Vieira tem integrado múltiplas missões internacionais realizadas em países da Europa, América Latina, Médio-Oriente, África, Austrália e Ásia, sobretudo no âmbito dos Direitos Humanos, sob os auspícios de entidades como a Organização das Nações Unidas, Cruz Vermelha Internacional, Comissão Europeia, Amnistia Internacional. 

Foto @FMUC: Duarte Nuno Vieira com o Prof. Vladimir Klevno, Presidente da Associação de Peritos Médicos Forenses da Rússia

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos