Professor Poiares Baptista é recordista mundial aos 91 anos

Professor Poiares Baptista é recordista mundial aos 91 anos

Esta é mais uma faceta da multiplicidade de talentos do prestigiado médico dermatologista, professor Catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, que, ao longo de décadas, desempenhou inúmeros e relevantes cargos na Ordem dos Médicos: aos 91 anos, o Doutor Poiares Baptista é um dos quatro nadadores do mundo na sua classe (Masters), feito marcante para Portugal e que está plasmado no Ranking da Federação Internacional de Natação (FINA).

Em tom encomiástico, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, escreveu na sua página pessoal de Facebook. Transcrevemos aqui o elogio de Carlos Cortes naquela rede social:

"O Prof. Poiares Baptista tem 91 anos de idade e é um verdadeiro hino à vida. Foi tudo o que um médico e um docente poderia ser. Diretor da Faculdade de Medicina, presidente do Conselho Científico, regente de uma cadeira, Vice-reitor da UC, presidente do conselho de administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Diretor de serviço, médico reconhecido em Portugal e internacionalmente. Dotado de um delicioso humor fino e de uma alegria contagiante. Um homem bom, um Homem Grande. Não é só um exemplo, é uma inspiração. Um enorme obrigado por ser assim! "

Com uma atividade académica e cívica intensa, o Professor Poiares Baptista sempre foi praticante de desporto: voleibol e natação. É nesta última modalidade que tem vindo a granjear títulos nas mais diversas provas que tem disputado, com o emblema da Associação Académica de Coimbra.

Foi precisamente na classe de Masters (no escalão dos 90 aos 94 anos) e na categoria de 50 metros bruços que Poiares Baptista se classificou no quarto lugar do ranking mundial da FINA. De acordo com o que foi veiculado na imprensa, à sua frente estão: Tajima Toshio (Japão), Lisitskiy (Rússia) e Motmans August (Estados Unidos da América).

Com uma jovialidade ímpar, o Professor Poiares Baptista continua a nadar, semanalmente, no Complexo das Piscinas Municipais de Coimbra.

# António Vasco B. Poiares Baptista, natural de Ançã (20 setembro de 1927), iniciou o seu percurso escolar em Moçambique tendo concluído o ensino liceal na cidade de Coimbra. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) em 1951, Poiares Baptista tirou a especialidade em Dermatologia na Faculdade de Medicina em Paris (1953 – 1957). Regressado a Coimbra, foi Professor de Dermatologia na FMUC de 1965 a 1997. De notável e intenso percurso académico, o Prof. Doutor desempenhou o cargo de Vice-reitor da Universidade de Coimbra (1982 – 1990), de Presidente do Conselho Científico da FMUC (1990-1994). É Membro Estrangeiro da Academia Nacional de Medicina de França (2009). Está inscrito na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos desde 10 de dezembro de 1951.

 

 

Texto // Paula Carmo 

Foto @Direitos Reservados 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos