Apresentação do livro “O Mundo Precisa de Saber”, do médico Gustavo Carona

Apresentação do livro “O Mundo Precisa de Saber”, do médico Gustavo Carona

Burundi, Iémen e Faixa de Gaza serão os próximos destinos do médico Gustavo Carona, médico anestesiologista que já efetuou nove missões humanitárias em zona de conflito bélico. Ao partilhar as suas experiências na Ordem dos Médicos em Coimbra, a propósito do seu trabalho editorial mais recente intitulado "O Mundo Precisa de Saber", Gustavo Carona cruza as vidas de todos nós, interpelando-nos a trabalhar na ajuda ao 'outro'.

A anfitrião desta sessão, Catarina Matias, Vogal do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, fez questão de sublinhar a importância da mensagem transmitida por este livro. "Numa altura do ano em que muitos jovens médicos fazem o Juramento de Hipócrates, estas publicações vem mostrar que não é apenas um dia ou apenas um juramento, mas sim deve ser algo que deve estar sempre presente na nossa profissão"., enfatizou.

Gustavo Carona, numa intervenção de grande emotividade, explicou as motivações para integrar as missões do Médicos Sem Fronteiras. "Quando nós lá estamos, as vidas que passam ao nosso lado, passam a ser o NÓS". Sublinha que vai escrevendo histórias de pessoas que o marcaram e passou, desde que realizou a primeira missão humanitária, a ver o mundo com uma perspetiva diferente.
Em "O Mundo Precisa de Saber" o médico anestesiologista retrata quatro missões, com textos que foi escrevendo ao longo de nove anos. "Sinto uma responsabilidade enormíssima de dar voz às pessoas", assume.

Partilhe nas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ordem dos Médicos