Presidente da República agradece “contributo quotidiano” dos médicos portugueses

Presidente da República agradece “contributo quotidiano” dos médicos portugueses

"O Futuro na Medicina" foi o tema do 21.º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, evento que decorreu nos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
O Congresso Nacional da Ordem dos Médicos contou com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cuja mensagem transcrevemos.

Foram dois dias de partilha, aprofundamento de conhecimentos e discussão sobre, entre outros temas, os impactos das tecnologias e dos avanços científicos no modelo de abordagem da saúde e da doença bem como na profissão médica. Ao longo dos dois dias de congresso foram, pois, debatidos temas como "as terapêuticas médicas do futuro", "a futura organização dos cuidados de saúde", "o futuro dos sistemas de saúde na Europa", "mentes e máquinas do futuro", e, ainda, "como vão ser as profissões de saúde no futuro".

Este congresso teve como convidado especial o Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente, cujo tema versou sobre "O Futuro da Medicina está no seu princípio: o ser humano", no último dia.

Todos os anos, são entregues as Medalhas de Mérito a personalidades de relevo por terem contribuído de forma relevante para a dignificação da profissão médica, bem como da Medicina Portuguesa. Este ano, este momento decorrerá durante a Cerimónia de Encerramento do Congresso, também no último dia (27). "O que distingue um bom médico traduz-se nessas qualidades intemporais, inerentes ao ser médico, e também no sentimento que um bom médico desperta em todos os outros, alunos, Colegas ou doentes. O nosso muito obrigado!", declarou o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, nesta cerimónia.

Os homenageados (por ordem alfabética):

– Adriano António de Azevedo Pereira de Magalhães
– Ana Maria Teodoro Jorge
– António Francisco Santos Escoval Lopes
– António Sousa Pereira
– Carlos Manuel Simões Pereira
– Carlos Vital
– Casemiro António da Piedade Menezes
– Jacinta de Jesus Borreicho Raposo Fernandes
– João Alberto Baptista Patrício
– João Pedro Garcia Yglesias de Oliveira
– José Fernando de Lima
– José Jerónimo Gonçalves Arêlo Manso
– José Manuel de Brito e Castro Mendes de Almeida
– Leopoldo de Matos
– Manuel Veloso de Brito
– Maria Isabel Agostinho de Sousa Caixeiro
– Vasco António Simões Cardoso Queiroz
– Vasco Rui da Gama Ribeiro

Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa:


Impossibilitado de estar convosco hoje, não quero deixar de saudar o Vosso Congresso e a notável classe médica, que aprendi a conhecer e a admirar desde criança, na pessoa de meu Pai e dos seus contemporâneos.
É inconcebível pensar Portugal sem pensar na Saúde dos Portugueses.
Como impensável é pensar na Saúde dos Portugueses sem pensar nos médicos. Na sua vocação, na sua formação, no seu apostolado social e cívico, no seu contributo para o Desenvolvimento Humano, a Justiça e a Coesão comunitárias.
Que o Vosso Congresso seja coroado de sucesso é o meu voto sincero, agradecendo o Vosso contributo quotidiano.

Em nome de Portugal,
Marcelo Rebelo de Sousa

 

 

 

 

Fotos de capa da notícia e cerimónia de encerramento: @Direitos Reservados

Fotos da entrega das Medalhas de Mérito 2018 e cerimónia de encerramento: @Filipe Pardal /Ordem dos Médicos 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos