Estudantes de Medicina realizam Rastreios Gratuitos nas freguesias mais distantes da Beira Interior

Estudantes de Medicina realizam Rastreios Gratuitos nas freguesias mais distantes da Beira Interior

De 4 a 7 de outubro decorrerá em Loriga o Med On Tour – Rastreios à Beira, uma atividade organizada pelo MedUBI, o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior. Tendo como missão ter um impacto na saúde local através da promoção de comportamentos saudáveis, os estudantes de Medicina irão pôr em prática os conhecimentos aprendidos ao longo da faculdade.

Num ambiente sempre de boa disposição, durante os quatro dias realizar-se-ão rastreios cardiovasculares, criando mais uma oportunidade de promoção de saúde na população. Serão dinamizadas também atividades para os mais novos, onde de forma divertida se abordem várias temáticas como a alimentação saudável e a higiene oral. Para os mais idosos, temas como a estimulação da memória e o envelhecimento ativo serão abordados, acompanhados de muita música e dança.

Face ao paradigma atual de envelhecimento da população, com o aumento descontrolado das doenças crónicas associadas aos estilos de vida, é veemente apostar cada vez mais em momentos de educação para a saúde. A atividade proporciona também aos estudantes a oportunidade que tanto anseiam de ter um papel mais ativo na população que futuramente constituirá os seus doentes, aprendendo de uma forma diferente e dinâmica. O contacto com a realidade comunitária, principalmente em locais mais isolados, permite que tenham uma perspetiva mais global do panorama da saúde no interior do país.

Os estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior estão preparados para criar saúde no coração de quem os acolhe.

 

Legenda da foto da última edição, que decorreu em Alpedrinha, em maio de 2017. 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos