Lisboa | Ordem dos Médicos e Ministério da Saúde assinam protocolo inovador de apoio à decisão clínica

Lisboa | Ordem dos Médicos e Ministério da Saúde assinam protocolo inovador de apoio à decisão clínica

Foi assinada hoje a formalização da parceria entre a Ordem dos Médicos e o Ministério da Saúde para o apoio à decisão clínica, formação profissional contínua e literacia em saúde.

A cerimónia de assinatura do documento, presidida pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, contou também com a presença do presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e do presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço, entre outras personalidades.

Pretende a Ordem dos Médicos disponibilizar online e gratuitamente os sistemas de apoio à decisão clínica internacionalmente reconhecidos como estando baseados na melhor e mais relevante evidência científica. Estes sistemas têm como principal objetivo fornecer informação aos profissionais de saúde, nomeadamente aos médicos, que permita uma tomada de decisão clínica mais informada e baseada na melhor evidência científica disponível.

Os quatro sistemas de apoio à decisão clínica – BMJ Best Practice, Cochrane Library, DynaMed Plus e UpToDate – estarão acessíveis por toda a sociedade civil, pretendendo-se que a disponibilização desta informação possa servir para aumentar consideravelmente e de modo sustentado a literacia de cidadãos, dos doentes e dos seus familiares.
A iniciativa decorreu na sede nacional da Ordem dos Médicos, em Lisboa.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos