Aveiro | Ordem dos Médicos visita Serviço de Patologia Clínica do Hospital Infante D. Pedro

Aveiro | Ordem dos Médicos visita Serviço de Patologia Clínica do Hospital Infante D. Pedro

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, deslocou-se ao Hospital Infante D. Pedro do Centro Hospitalar Baixo Vouga, em Aveiro, para conhecer o serviço de Patologia Clínica, atualmente dirigido por Elmano Ramalheira, que é também Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Nesta visita, Carlos Cortes contou também com a participação de Tiago Guimarães, presidente do Colégio de Patologia Clínica da Ordem dos Médicos.
O diretor fez uma caracterização do serviço que à data da visita possui cinco médicos especialistas em Patologia Clínica e quatro médicos internos. Os técnicos superiores de saúde são de diversas áreas, tais como Farmácia, Bioquímica e Biologia.
Este serviço, que tem sofrido diversas reorganizações face à concentração de meios técnicos e humanos na unidade aveirense do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, apesar da falta de espaço e da escassez de recursos humanos está apetrechado com meios avançados e possui até uma Sala de Biossegurança nível 3 (que pertence à secção de microbiologia).
Dada a ligação do diretor deste serviço à Universidade de Coimbra, é frequente a colaboração regular com esta instituição de ensino superior.

Recorde-se que, tendo em conta a falta de recursos humanos, a falta de investimento nas infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde, Carlos Cortes tem estado a visitar as diversas unidades da região Centro.
A visita a este serviço foi realizada na manhã de 13 de setembro de 2018 e marcou o início das visitas da Ordem dos Médicos aos serviços de Patologia Clínica da região Centro. A patologia clínica é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico de doenças através da análise laboratorial.

 

Texto e Foto @SRCOM / Paula Carmo 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos