Ordem dos Médicos visita Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco

Ordem dos Médicos visita Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco

 

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deslocou-se ao Hospital Amato Lusitano, que integra a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, para conhecer o serviço de Pediatria, atualmente dirigido por Almerinda Alves.
Para esta visita, Carlos Cortes contou também com a participação do Coordenador do Gabinete de Formação Médica da SRCOM, Marques Neves.

Na reunião que antecedeu a visita ao serviço que integra também uma unidade de desenvolvimento, a diretora fez uma caracterização detalhada e apresentou os indicadores mais recentes. Este serviço, que recebe médicos Internos do Ano Comum e estudantes de medicina da Universidade da Beira Interior, enfrenta grandes dificuldades por escassez de médicos especialistas em pediatria. Das seis pediatras que ali trabalham, todas têm mais de 50 anos. Das seis, apenas cinco fazem urgência noturna.

O serviço, para além do internamento, maternidade, unidade de cuidados especiais ao recém-nascido, urgência 24 horas, Hospital de Dia, possui consulta de alergologia, consulta de nefrologia, consulta de endocrinologia, consulta telemedicina cardíaca. Refira-se que a Pediatria é a especialidade médica que acompanha a criança e o adolescente até aos 18 anos, mas, no caso da ULS de Castelo Branco, esse atendimento e prestação de cuidados apenas ocorre até aos 15 anos, dada a falta de recursos humanos.
Entre os profissionais que colaboram com as equipas que prestam cuidados às crianças e jovens, intervêm profissionais de inúmeras áreas, designadamente no Centro de Desenvolvimento (três terapeutas da fala, duas psicólogas, uma terapeuta ocupacional, uma professora de ensino especial e uma enfermeira).

O presidente do Conselho de Administração da ULS Castelo Branco, António Vieira Pires, e a Vogal do Conselho de Administração, Catarina Arizmendi Filipe, deram as boas-vindas à comitiva nesta visita realizada na manhã de 18 de abril de 2018. Nesta data ainda decorriam as obras de remodelação e ampliação da urgência de Castelo Branco.
Recorde-se que, tendo em conta a falta de recursos humanos, a falta de investimento nas infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde, Carlos Cortes e a sua equipa têm estado a visitar as diversas unidades da região Centro.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos