Coimbra | Centro de referência de Implantes Cocleares recebe visita da Ordem dos Médicos

Coimbra | Centro de referência de Implantes Cocleares recebe visita da Ordem dos Médicos

O médico otorrinolaringologista Luís Filipe Silva e coordenador da Unidade de Implantes Cocleares (desde 2005) recebeu, na unidade que é centro de referência de implantes cocleares de Coimbra, a visita da Ordem dos Médicos. Esta visita foi realizada na manhã do dia 8 de março pelo presidente da Secção Regional do Centro, Carlos Cortes.
Na reunião efetuada após a visita ao serviço, Luís Filipe Silva explicou através de uma resenha histórica as circunstâncias em que se encontra atualmente o serviço que, no mês de agosto do passado, assinalou a realização de mil implantes cocleares.
Segundo o diretor da Unidade Funcional de Implantes Cocleares do atual Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), urge apostar na contratação de recursos humanos, não apenas médicos, de modo a manter e até aumentar os níveis de excelência na resposta aos doentes.

Este foi o primeiro centro de referência a colocar em prática a solução que permite que os surdos profundos possam desfrutar de audição. Desde 1985, no campus hospitalar da margem esquerda do Mondego – no outrora designado Hospital Geral de Coimbra. Para o especialista de otorrinolaringologia, este centro não tem apenas sucesso face ao número de cirurgias realizadas mas também porque aposta no acompanhamento do doente com um exigente trabalho de reabilitação.

O CHUC é o único Centro de Referência Nacional público nos implantes cocleares (existe outro em Lisboa, mas agrega uma instituição de saúde privada), acolhendo doentes de todo o continente e ilhas. Anualmente, aplica 80 novos implantes cocleares em doentes de todo o país, incluindo das ilhas. 

 

Texto e Fotos @SRCOM / Paula Carmo 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos