Comissão Parlamentar de Saúde recebe Ordem dos Médicos

Comissão Parlamentar de Saúde recebe Ordem dos Médicos

Elementos da Comissão Parlamentar de Saúde vão receber, esta quinta-feira, às 14h30, uma delegação da Ordem dos Médicos e de médicos recém-especialistas que irão entregar a Carta Aberta relativa ao atraso na abertura de concursos para colocação de novos médicos.

Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos; Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos; Inês Mesquita, recém-especialista de Anestesiologia e Vogal da Secção Regional do Centro; Catarina Perry da Câmara, Coordenadora Nacional do Conselho Nacional do Médico Interno; e representantes dos recém-especialistas de todas as regiões do País serão recebidos no Parlamento.

710 recém-especialistas hospitalares e de Saúde Pública, cujos exames finais de Internato da especialidade foram concluídos com sucesso em abril e outubro de 2017, aguardam ainda o procedimento concursal para colocação nas unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde, uma vez que o Ministério da Saúde não está a cumprir o Decreto-Lei 24/2016 de 8 de junho.

Para o Bastonário da Ordem dos Médicos, "é uma vergonha nacional que, passado quase um ano, os concursos continuem por abrir". Opinião vincada também pelo presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes que alertou para as graves carências de recursos humanos médicos nos hospitais da região Centro, considerando, por isso, injustificável esta demora na contratação dos 234 médicos recém-especialistas na região Centro (710 a nível nacional).

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos