Ordem dos Médicos visita Serviço de Pediatria do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro

Ordem dos Médicos visita Serviço de Pediatria do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deslocou-se ao Hospital Distrital Infante D. Pedro, E.P.E, para conhecer o serviço de Pediatria, atualmente dirigido por Paula Rocha. Nesta visita, Carlos Cortes contou também com a participação da vogal do Conselho Regional do Centro, Isabel Antunes e também da presidente do Conselho Sub-regional de Aveiro da Ordem dos Médicos, Beatriz Gusmão Pinheiro
Na reunião que antecedeu a visita ao serviço (Unidade de Cuidados Intermédios Neonatais, hospital de dia, Unidade de Desenvolvimento, berçário e consultas externas), a diretora fez uma caracterização detalhada e apresentou os indicadores mais recentes, indicando a realização de 17 mil consultas por ano. Este serviço do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, realiza, de quinze em quinze dias, consultas em Estarreja e, semanalmente, em Águeda. A urgência pediátrica em Aveiro possui uma equipa fixa.
Vários problemas foram apontados como obstáculo ao dia-a-dia mas há um que se destaca: "as disfuncionalidades do sistema informático", sustentou a diretora. À data desta visita da Ordem dos Médicos, o serviço possui 23 médicos especialistas em Pediatria e 11 médicos internos.

A manhã desta visita da Ordem dos Médicos terminou com uma reunião com os médicos internos.

O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Baixo Vouga presta cuidados à população dos concelhos de Aveiro, Ílhavo, Sever do Vouga, Murtosa, Estarreja, Oliveira do Bairro, Águeda, Albergaria-a-Velha e Vagos, o que perfaz uma área de influência de cerca de 280 mil habitantes, dos quais 48 000 terão menos de 18 anos. O Serviço dá formação a médicos do Ano Comum, Formação Específica de Pediatria e Medicina Geral e Familiar, alunos do 6º ano de Medicina da Universidade de Lisboa (e outras), alunos de enfermagem e mestrados, bem como investigação, através de parcerias e protocolos com Instituições Universitárias.

Recorde-se que, tendo em conta a falta de recursos humanos, a falta de investimento nas infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde, Carlos Cortes tem estado a visitar as diversas unidades da região Centro.
A visita ao serviço de Pediatria do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, foi realizada na manhã de 11 de janeiro de 2018.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos