Ordem dos Médicos visita Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Ordem dos Médicos visita Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Tondela-Viseu

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deslocou-se ao Hospital S. Teotónio, – Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), E.P.E, para conhecer o serviço de Pediatria, atualmente dirigido por Alzira Ferrão. Também a Coordenadora da Unidade de Neonatologia, Isabel Andrade, foi cicerone desta visita da Ordem dos Médicos.
Para esta visita, Carlos Cortes contou também com a participação da vogal do Conselho Regional do Centro, Inês Mesquita, e também da presidente do Conselho Sub-regional de Viseu da Ordem dos Médicos, Cristina Duarte; o Coordenador do Gabinete de Formação Médica da SRCOM, Marques Neves; do Colégio de Especialidade de Pediatria, Alexandra Dinis. À chegada, o presidente do Conselho de Administração do CHTV, Cílio Correria, fez questão de cumprimentar a comitiva.

Na reunião que antecedeu a visita ao serviço que possui seis unidades funcionais (Urgência Pediátrica, Cirurgia Pediátrica, a Neonatologia, Internamento, Unidade de Medicina do Adolescente e consulta externa), a diretora fez uma caracterização detalhada e apresentou os indicadores mais recentes. O serviço dispõe de capacidade hoteleira também para os progenitores dos menores internados. Para além de atender e prestar cuidados a crianças e adolescentes até aos 18 anos, este serviço ultrapassa esta idade-limite no caso de doença crónica.

Este serviço do Centro Hospitalar Tondela-Viseu possui um equipa dedicada às perturbações alimentares que abrange 'dos 8 aos 80 anos', que inclui ainda a formação de professores e a visita às escolas.
Entre os técnicos que colaboram com as equipas que prestam cuidados às crianças e jovens, intervêm profissionais de inúmeras áreas, designadamente de serviço social, que realizam a interligação e articulação com vários serviços da comunidade (segurança social, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, escolas, tribunais). A consulta externa é coordenada pela médica Elisa Cardoso; a Urgência pediátrica é coordenada por Cristina Baptista. À data desta visita da Ordem dos Médicos, o serviço possui 26 médicos especialistas em Pediatria e 16 médicos internos.
Além das funções assistenciais, o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Tondela – Viseu possui um vasto programa de formação de internos quer do Ano Comum, quer de alunos do 6º ano médico do Piaget – Luanda (Angola), para além dos internos de Especialidade de Pediatria. A manhã desta visita da Ordem dos Médicos terminou com uma reunião com os médicos internos.

 

Recorde-se que, tendo em conta a falta de recursos humanos, a falta de investimento nas infraestruturas e equipamento no Serviço Nacional de Saúde, Carlos Cortes tem estado a visitar as diversas unidades da região Centro.
A visita ao serviço de Pediatria, no Hospital S. Teotónio, em Viseu, foi realizada na manhã de 18 de janeiro de 2018.

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos