Ordem dos Médicos visita Serviço de Cirurgia do Hospital dos Covões

Ordem dos Médicos visita Serviço de Cirurgia do Hospital dos Covões

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), Carlos Cortes, visitou, no dia 10 janeiro, o serviço de Cirurgia do Hospital Geral (vulgarmente conhecido por Hospital dos Covões), no sentido de conhecer a realidade desta unidade. 

Para conhecer esta área, o presidente da SRCOM encetou um programa de visitas a todos os serviços de cirurgia da região Centro, de forma a traçar o quadro real das condições de exercício da especialidade, das contingências e das necessidades mais prementes. Por outro lado, Carlos Cortes procura inteirar-se das circunstâncias desta especialidade de forma a percepcionar em que medida a Ordem dos Médicos poderá ajudar na formação de mais especialistas.

Após uma reunião onde marcaram presença o diretor de serviço e coordenador do Centro de Referência de Cancro do Recto, Carlos Costa Almeida; em representação do Colégio, Luís Silveira; e também o cirurgião António Ribeiro, o dirigente da Ordem dos Médicos visitou o serviço que possui no quadro de efetivos 14 cirurgiões. Segundo informação recolhida, o processo de fusão hospitalar trouxe um agravamento das condições deste serviço, designadamente com diminuição de camas para internamento e falta de material (por ex. para cirurgia endoscópica).
Após a reunião matinal, foi efetuada visita à unidade e, por fim, o presidente da SRCOM reuniu com o médico interno do 6ºano de Cirurgia, João Louro.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos