Apresentação do Livro “O Homem e a Doença: Testemunhos de um Cirurgião”, do Prof. Dr. João Patrício

Apresentação do Livro “O Homem e a Doença: Testemunhos de um Cirurgião”, do Prof. Dr. João Patrício

 

"O Homem e a Doença: Testemunhos de um Cirurgião" é o título do livro do Prof. Doutor João Alberto Baptista Patrício apresentado, em Coimbra, no dia 15 de dezembro, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM). Um evento com especial relevo e com distintas personalidades da cirurgia que decorreu na Sala Miguel Torga. Sala cheia de familiares, amigos e colegas na cerimónia de apresentação da obra.

Para além das intervenções do autor, Professor Catedrático Jubilado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e ex-diretor de Serviço de Cirurgia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Prof. Dr. João Patrício e do presidente da SRCOM, Dr. Carlos Cortes – foram também intervenientes nesta sessão: o Professor Catedrático Jubilado de Medicina da Universidade de Coimbra e ex-diretor Serviço de Imagiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Henrique Vilaça Ramos; o ex-Diretor de Cirurgia Geral do Hospital dos Capuchos (Lisboa), Presidente do Capítulo da História da Cirurgia da Sociedade Portuguesa de Cirurgia, Dr. Luís Damas Mora; o ex-diretor de Serviço de Cirurgia de Ambulatório do Hospital S. João (Porto), Dr. Fernando Reis Lima; o ex-Chefe de Serviço de Ortopedia e Traumatologia nos Hospitais da Universidade de Coimbra, fundador da Sociedade Portuguesa da Cirurgia do Pé, Dr. Joaquim Rodrigues Fonseca.

 

# o livro
No prefácio, o Professor Doutor Henrique Vila Ramos afirma: "(…) Neste livro, que não é pois o seu primeiro, seleccionou da sua prática médica, de largas dezenas de anos, alguns dos muitos momentos que mostram o ser humano confrontado pela doença e revelam as tão diversas reacções que ela pode induzir. Episódios de índole muito variada, desde os dramáticos aos grotescos, comparecem neste desfile de personagens tão diferentes. Os que lerem estas páginas não deixarão de sentir-se também convocados a meditar sobre o que é o homem perante a doença.". Já o autor, no preâmbulo, declara: "Este livro é-me motivado por vivências com alguns dos doentes que acompanhei ao longo de mais de quatro décadas e me provocam recordações que ora revivo".

A obra, cuja venda reverte para a Casa do Gaiato, é editada pela Modo de Ler.

 

© Fotos/SRCOM – Paula Carmo 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos