Centro de Saúde Militar de Coimbra (HMR 2) organizou o 5º Curso de Cirurgia e Cosmética Dermatológica

Centro de Saúde Militar de Coimbra (HMR 2) organizou o 5º Curso de Cirurgia e Cosmética Dermatológica

 

O Centro de Saúde Militar de Coimbra (CSMC), anterior Hospital Militar Regional Nº2, acolheu o 5º Curso de Cirurgia e Cosmética Dermatológica (5ºCCCD) contando com mais de 100 participantes. O evento contou uma vez mais com o apoio científico da SPDV e integrou dermatologistas formadores Nacionais, e vindos de Espanha, do Brasil e de Itália.

Na sessão de abertura estiveram presentes: o Brigadeiro General Médico Diretor de Saúde do Exército, Nuno Canas Mendes, o Diretor do CSMC, TCor Médico Joaquim Dias Cardoso; o presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, Dr. António Massa; o Subdiretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Diretor do Serviço de Dermatologia do CHUC e Presidente da comissão cientifica do 5º CCCD, Professor Doutor Américo Figueiredo; e o TCor Res Médico Henrique Oliveira, da Unidade de Dermatologia e organizador deste evento.

Na assistência e aceitando o convite, muito nos honrou a presença do Sr. Professor Doutor Poiares Batista, ilustre pioneiro do alicerçar da dermatologia portuguesa.
O Dr José Manuel Azenha Tereso, presidente da ARS Centro, também nos honrou, comparecendo no evento.

Este encontro já se consagrou como evento necessário e importante na agenda dos congressos nacionais de dermatologia, tendo sido referido como sendo a melhor reunião nestas áreas da Dermatologia, a nível nacional, pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV), presente na abertura solene desta reunião e por vários médicos e representantes da industria farmacêutica. 

Esta 5ª viagem sobre o mundo da cirurgia e da cosmética dermatológica, que integra a arte do manejo do bisturi e da seringa, na procura da cura e da beleza, esteve mais viva e participada. Pretende-se que se enraíze como um percurso contínuo ao permitir-se o planeamento de encontros anuais.
Os comentários e elogios deixados pelos médicos que honraram com a sua presença este quinto evento, conferem o amparo e conforto necessários para continuar.
A prática, com múltiplas sessões em dois dias, predominou, permitindo trocas de conhecimentos técnicos e científicos mais ricos e presenciais e as palestras foram de novo ricas.

As Sessões Práticas iniciaram-se com um Curso de Cirurgia convencional com recurso a plastias, na exérese de tumores cutâneos malignos.
Foram monitores os Médicos Dermatologistas; Carlos Marques (Vila Real), Carlos Monteiro (Guarda), César Martins (Santarém), Nuno Meneses (Gaia), Ricardo Vieira (Coimbra), e Victória Guiote (Leiria).
As outras Sessões Práticas, dos dois dias, foram múltiplas e fortemente participadas, tais como, na sexta-feira; Tratamentos com Laser, fillers, implantes de bioestimuladior dérmico, fios, toxina botulínica, microneedling e efetuadas por; César Martins (Santarém), David Serra (Coimbra), Evelina Ruas (Coimbra), Franco Vercesi (Itália), Henrique Oliveira (Coimbra), Hugo Oliveira (Coimbra), Isabel da Fonseca (Lisboa), Juan Ocaña (Lisboa), Marta Pereira (Funchal) e ainda Terapia Fotodinâmica, por Celeste Brito (Braga).
No sábado de manhã, continuaram-se esses tratamentos, tais como; toxina botulínica, fillers, Implantes de hidroxiapatite de cálcio, Peelings, Microneedling, Laser, que foram prestados pelos Médicos monitores; Adolfo Amigo (Espanha – Marbella), Alberto Goldman (Brasil-Porto Alegre), Angelica Bouret Lebrón (Espanha -Valência), Beatriz Beltran (Espanha-Barcelona), Consol Garcia Mila (Espanha), Isabel Fonseca (Lisboa), Jesus del Pozo Losada (Espanha – Galiza), Montserrat Saban (Espanha-Barcelona) e Tiago Esteves (Funchal/ Barcelona).
As Sessões teóricas desenvolveram-se nas tardes de sexta e sábado.
O Senhor Professor Poiares Baptista elaborou uma conferência magistral, histórica, plena de conhecimento sob o tema "Imagem em medicina", e o Senhor Professor Américo Figueiredo, uma outra conferência riquíssima, sólida, genial, como é seu apanágio, e debruçada no tema interessante e polémico -"Medicina Estética e Dermatologia"- que suscitou um debate intenso e serve de alerta aos dermatologistas para o panorama atual e futuro da medicina estética.
Comunicações e casos clínicos, foram em seguida apresentadas com ilustre notoriedade pelos Médicos Dermatologistas.
O primeiro tema da sessão de comunicações foi, "tratamentos em estética facial-perspectivas pessoais", pelo Dr. Franco Vercesi, que veio de Itália. Este tema genérico foi também complementado por outros palestrantes, como a Dra. Montserrat Saban, que veio de Espanha.
"Outras utilidades da Terapia fotodinâmica", desenvolvido por Nuno Meneses, "cirurgia reconstrutiva do lábio" – Carlos Marques, "retalhos locais na reconstrução do nariz"- César Martins, "Utilidade da cirurgia de Mohs em tumores malignos" – Ricardo Vieira, " Que há de novo no carcinoma de células de Merkel"- Victória Guiote, "Queratose actínica-como tratar"- Celeste Brito (Braga), "Correção de queloides auriculares"- João Goulão- (Almada)
Seguiram-se os casos clínicos, moderados por Martinha Henrique, Ricardo Vieira, Rosa Mascarenhas e Manuel Sereijo;
"Cirurgia de Mohs-lições da inexperiência"-Tiago Mestre (Lisboa)
"Retalho em machado de Emmett" e " Opções reconstrutivas em cirurgia oncológica periocular-descrição de duas técnicas" – Ermelindo Tavares (Santarém)
"Retalhos flexiveis" – Daniela Cunha (Santarém)
"Vitiligo universal com lesões pigmentadas residuais" – Pedro Andrade (Vila Real)
"Lesão da pálpebra superior"- David Serra"
"Plastia em Mercedes, com incisões de descarga"- Maria Miguel Canelas (Coimbra)
"Retalho de avanço bilateral do lábio superior, com excisão de crescentes perialares" – Paulo Morais
"Cirurgia Ungueal" – Rita Guedes
"Tratamento de morfeia com laser vascular"- António Massa
"Retalho de transposição de pedículo subcutâneo para reconstrução de defeito da asa do nariz" – Cristina Sousa (Porto/V.Real)
Todos os médicos foram exímios na exposição das comunicações e dos casos clínicos.
Estiveram expostos alguns pósteres das áreas versadas.
O prémio de melhor póster foi atribuído ao Dr Ermelindo Tavares.
Foi atribuído um prémio homenagem ao Sr.Dr. João Abel Amaro, que consistiu num bisturi em prata com a seguinte gravação- "Excelência em Cirurgia Dermatologica" e o nome do ilustre Dermatologista, e foi entregue pelo Dr. João Duarte Freitas que recebeu um equivalente, numa edição anterior, por ser um mestre e impulsionador da Cirurgia dermatológica em Coimbra.
No sábado, após as sessões práticas, da manhã, já descritas e ainda mais participadas que as de sexta, tiveram início, pelas 14.30h, as sessões teóricas.
Iniciou-se a conferência "Consentimento Informado", pelo Dr José Agostinho Batista, brilhante advogado de Coimbra. Tema que profundamente estudado e apresentado de forma muito lúcida e explícita, despertando muito interesse na plateia de médicos e uma discussão aguerrida que se seguiu.
Continuou com "Truques com toxina botulínica" – Dr. Adolfo Amigo (Marbella), "correlação anatómica e complicações da toxina botulinica" – Luis Teles – Cirurgião Plástico de Coimbra.
Outros ; "Abordagem aos hemangiomas e malformações vasculares", por Alberto Mota,
"Pasma rico em plaquetas"- Rubina Alves
Preenchimento do "vale de lágrimas" – António Massa
Perspetivas pessoais, apresentadas por Consol Garcia Mila, Alberto Golman, Jesus del Pozo Lozada e Angelica Bouret, com "Uma nova era…Factores de crescimento aplicados com a técnica CIT na alopécia. Realmente funciona ?", "Tratamento não invasivo da gordura localizada", por Isabel Fonseca. As sessões terminaram com enorme brilho, na exposição, do Dr David Serra – "Correção estética no sexo masculino".
A Coordenação Científica deste curso reuniu os Dermatologistas; Prof. Dr. Américo Figueiredo, Prof. Dr. Alberto Mota, Dr. Carlos Monteiro, Dr. David Serra, Tcor Med Res Henrique Oliveira, Dr. João Duarte Freitas, Prof. Dr. Ricardo Vieira e Prof. Dra. Victória Guiote.
Foram convidados para moderadores os Médicos Dermatologistas ; Prof Américo Figueiredo, Prof António Poiares Baptista, Prof Osvaldo Correia, Prof Ricardo Vieira, Dr Antonio Massa, Dra.
Barbara Fernandes, Dra. Evelina Ruas, Dr. Henrique Oliveira, Dr. Joao Abel Amaro, Dr. Joao Duarte, Dr. Jose Matos, Dr. Manuel Sereijo, Dra. Martinha Henrique, Dra.Paula Quirino, Dra. Rosa Mascarenhas.

O CSMC cumpriu mais uma missão de forma exímia, pela sua capacidade organizadora e logística corretas e aprimoradas, deixando uma excelente imagem da instituição militar ao público civil, o que motivou o aplauso dos participantes.
Os Militares e Civis do CSMC, que estiveram de apoio ao curso, foram de novo incansáveis e sempre presentes.
Fica o agradecimento ao Exército Português, força que nos une; ao Sr.Brigadeiro General Médico, Diretor de Saúde, no apoio real e próximo; à Direção do CSMC, na pessoa do seu diretor, Tcor Médico Joaquim Cardoso, pelo amparo; à Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, no Patrocínio científico, na pessoa do seu Presidente, o Sr. Dr. António Massa, sempre presente; à comissão científica e ao professor Américo Figueiredo que a dirigiu, pelo apoio avançado e fraterno de todos que a integraram; à comissão organizadora do CSMC; aos digníssimos palestrantes e formadores e moderadores, ilustres clínicos, que foram brilhantes, Portugueses, Espanhóis, Brasileiro e Italiano.
O Agradecimento geral aos Médicos que vieram participar, ao pessoal de apoio, Enfermeiros, socorristas e em geral, do CSMC, do Hospital da Misericórdia de Anadia e da Sanfil.
Uma palavra final de agradecimento especial à Industria Farmacêutica que apoiou em força a reunião.
A viagem sobre a cirurgia com retoques na cosmética, continuará certamente no próximo ano, com a sexta edição.

Henrique Oliveira – Tenente Coronel Médico

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos