Viseu | Serviço de Anestesiologia do Hospital S. Teotónio recebe visita da Ordem dos Médicos

Viseu | Serviço de Anestesiologia do Hospital S. Teotónio recebe visita da Ordem dos Médicos

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) deslocou-se ao Hospital S. Teotónio, do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, E.P.E., para conhecer o serviço de Anestesiologia. Nesta visita, Carlos Cortes contou com a participação do médico anestesista e coordenador do Gabinete de Ética e Deontologia da SRCOM, Joaquim Viana.
Tendo em conta a falta de recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente na especialidade de Anestesiologia, Carlos Cortes continua a visita às diversas unidades da região Centro.

A visita, realizada a 29 de setembro de 2017, teve início na sala de reuniões do Serviço de Anestesiologia do Hospital S. Teotónio. Integrado numa área de influência com mais de 500 mil habitantes, este serviço possui atualmente 32 médicos anestesiologistas, número que a direção de serviço considera insuficiente e que dificulta a manutenção da qualidade do serviço prestado. Ficou patente que são necessários a curto/médio prazo de, pelo menos, seis anestesiologistas para colmatar as necessidades.

A atividade do Serviço de Anestesiologia de Centro Hospitalar Tondela-Viseu distribui-se pelas diversas áreas funcionais do Centro Hospitalar, em Viseu: avaliação e tratamento de doentes no período peri-operatório, convencional e ambulatório, o tratamento da dor aguda, designadamente a analgesia de trabalho de parto, o tratamento da dor crónica, o apoio a procedimentos de diagnóstico e/ou terapêuticos e a intervenção em emergência médica, bem como os cuidados paliativos. Em Tondela, há também cirurgia de ambulatório.

À data desta visita da Ordem dos Médicos, o serviço possui 12 internos da Formação Específica.

Trata-se do Serviço de Anestesiologia mais antigo da Região Centro, criado na década de 70 do século passado.

 

Partilhe nas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Ordem dos Médicos