Comemorações do 40º aniversário do Hospital Pediátrico de Coimbra

Comemorações do 40º aniversário do Hospital Pediátrico de Coimbra

No Dia Mundial da Criança, que se celebra a 1 de junho, encerraram as comemorações dos 100 anos de ensino universitário autónomo de pediatria, 40 anos de Hospital Pediátrico em Coimbra e cinco anos do novo edifício do atual hospital pediátrico.

Na sessão de abertura das comemorações participaram várias personalidades, no auditório do Hospital Pediátrico. Jorge Seabra, Diretor do Hospital Pediátrico – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, destacou a excelência da unidade hospitalar, na vertente assistencial, ensino e de investigação indicadores de saúde nacionais. Esta unidade hospitalar realizou, em 2016, 122 mil consultas, 65 mil atendimentos urgentes e mais de 4000 cirurgias programadas. Nos últimos anos, lembrou Jorge Saraiva, foi possível assegurar a continuidade da transplantação renal pediátrica e o internamento de Pedopsiquiatria. O hospital é centro de referência nacional e europeu em várias áreas, sublinhou.

Nesta sessão oficial de abertura das comemorações participaram Inês Balacó, presidente da Associação de Saúde Infantil de Coimbra; Lina Pereira, em representação da Bastonária da Ordem dos Enfermeiros; Lopes dos Santos, da direção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos; Fernanda Rodrigues, presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria; João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra; e José Tereso, presidente da Administração Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Antes do jantar-convívio, foi inaugurada galeria de fotos de ex-diretores clínicos do Hospital Pediátrico e o conjunto escultório "A Maternidade", do artista Cabral Antunes (que estava no anterior edifício).

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos