Ordem dos Médicos no Centro de Saúde de S. Pedro do Sul

Ordem dos Médicos no Centro de Saúde de S. Pedro do Sul

O Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, visitou na manhã do dia 18 de janeiro de 2017 a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de S. Pedro do Sul, que pertence ao Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) Dão Lafões. Antes da visita às instalações do edifício (inaugurado em 2013 pelo então ministro da Saúde, Paulo Macedo), o presidente da SRCOM, tal como é hábito nas visitas que efetua às diversas instituições de saúde da região, inteirou-se do dia-a-dia dos colegas e das condições em que trabalham. A acompanhar a reunião esteve o Diretor Executivo do ACeS Dão Lafões, Luís Soveral Botelho.
Esta UCSP tem mais de 16 mil utentes inscritos. Da equipa multiprofissional fazem parte sete médicos em permanência, uma médica a tempo parcial, uma médica na Unidade de Saúde Pública, um nutricionista (um dia por semana), um psicólogo (um a dois dias por semana), seis médicos internos, 12 enfermeiros, oito assistentes técnicos. A falta de climatização do edifício é um dos problemas apontados.
Este Centro de Saúde possui um Serviço de Urgência Básica (SUB) que, no período entre as 8.00 – 20h00 é assegurado por médicos de empresas prestadoras de serviços. Situada no coração da região de Lafões, distrito de Viseu, S. Pedro do Sul está afastada dos grandes centros urbanos, pelo que o SUB responde a diversas situações clínicas de todos os grupos etários: doença aguda, urgência, emergência, trauma.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos