Ordem dos Médicos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Ansião

Ordem dos Médicos na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Ansião

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, deslocou-se ao Centro de Saúde de Ansião, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte (onde funciona a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Nabão.
Na reunião que antecedeu a visita, Carlos Cortes assumiu perante os colegas que é bastante diferente "estar no gabinete e receber ofícios" em relação à visita aos diversas unidades de saúde. "Gosto de vir aos locais e perceber como é que as pessoas trabalham, aquilo que vivenciam, os problemas que têm. É nesse âmbito que tenho feito sempre as visitas aos centros de saúde e unidades hospitalares. Venho para vos ouvir, para perceber como funciona esta UCSP, para saber como é que a Ordem dos Médicos pode ajudar a resolver os problemas. Não é a Ordem dos Médicos que tem a tutela mas temos feito um trabalho importante no sentido de chamar a atenção das dificuldades e dos problemas".
Esta UCSP tem 13 300 utentes inscritos. Na sede, trabalham quatro médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar. A UCSP tem quatro polos: a norte, em Alvorge, que dista a 10 quilómetros da sede; um na maior freguesia do concelho, Santiago da Guarda (1 médico com 1900 utentes; 1 médico que recebe utentes do concelho de Soure); Polo de Avelar (freguesia urbana – 1 médico: 2000 utentes); Polo de Chão de Couce (1 médico – 2000 utentes).
Ao todo, oito médicos respondem a toda a população deste concelho, território que possui uma forte dinâmica no índice de envelhecimento.
Ao presidente da SRCOM foram reportados problemas com o sistema informático e o excesso de trabalho administrativo.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos