Porto: Lançamento do livro “Competências Clínicas Práticas e Preparação para OSCE”

Porto: Lançamento do livro “Competências Clínicas Práticas e Preparação para OSCE”

"Competências Clínicas Práticas e Preparação para OSCE" é o título do livro coordenado por Luís Castelo-Branco, médico formado pela Universidade do Algarve, apresentado, ao final da tarde do dia 21 de outubro na Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos. O Coordenador Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados de Saúde Primários, Dr. Henrique Botelho, protagonizou a palestra inaugural da sessão.

Após a apresentação do livro, a primeira obra do género em português sobre a metodologia OSCE (Objective Structured Clinical Exam)seguiu-se o debate "O Futuro da Formação e Avaliação Médica em Portugal – O papel dos OSCE", com moderação do Coordenador do Conselho Nacional da Pós-Graduação da Ordem dos Médicos, Dr. Carlos Cortes. No debate foram oradores: Prof. Doutora Maria Amélia Ferreira, Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Prof. Doutor Luís Taborda Barata, presidente do Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior; Prof. Doutora Isabel Palmeirim, Diretora do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve; Prof. Doutor Duarte Nuno Vieira, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Prof. Doutora Idalina Beirão, Membro do Conselho Científico do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Prof. Doutor Jorge Correia Pinto, Professor Catedrático da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho; Dr. Luís Castelo-Branco, coordenador do livro. O Dr. Miguel Guimarães, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Este livro conta com a participação de mais de 100 médicos, entre vice-coordenadores, autores, diretores e revisores, alguns dos quais reputados especialistas nacionais de todo o país. Os prefácios são da autoria de José Manuel Silva, Bastonário da Ordem dos Médicos; de José Ponte, primeiro diretor do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (MIM/UAlg), conjuntamente com Pedro Marvão, atual subdiretor do mesmo mestrado. O Posfácio é assinado por Manuel Sobrinho Simões, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A obra tem o patrocínio científico da Ordem dos Médicos.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos