Estão abertas as inscrições para o primeiro curso de formação de orientadores e formadores de Medicina

Estão abertas as inscrições para o primeiro curso de formação de orientadores e formadores de Medicina

Vai decorrer o primeiro curso de formação de orientadores e formadores de Medicina, nos dias 22, 23 e 24 de Setembro, na sede da Secção Regional do Centro da Ordem os Médicos, em Coimbra (Av. D. Afonso Henriques, 39), no âmbito do 19º Congresso Nacional de Medicina / 10º Congresso Nacional do Médico Interno, organizado pela Ordem dos Médicos.

Desde sempre o ensino pré-graduado de Medicina foi essencialmente da responsabilidade dos médicos. Tal facto consubstancia a necessidade de formadores com prática clínica. Por outro lado, existe uma necessidade semelhante, e crescente, de orientadores da formação específica nas várias Especialidades médicas. O ensino ombro-a-ombro, no contexto da prática clínica, requer a aplicação de metodologias e técnicas de avaliação específicas, que poderão envolver o doente/utente com possíveis consequências para o seu estado de saúde. Requer também conhecimentos e aptidões especiais em feedback e uma relação laboral de proximidade entre o formando e o formador.

O Curso Leonardo EURACT Nível 1 é destinado a formadores em início de carreira, nomeadamente no contexto da prática clínica, mas poderá ser útil a futuros formadores ou a formadores com mais experiência pois a maior parte da aprendizagem é activa e participada, nomeadamente em pequenos grupos. Os objectivos principais são: melhorar o nível do ensino ombro-a-ombro, assegurar a disseminação dos conhecimentos e aptidões, pelos participantes do curso, nos seus próprios serviços e estimular o desenvolvimento do ensino da Medicina nas suas múltiplas modalidades – Ensino Básico Médico, Internato da Especialidade e, quando existente, a Educação Médica Contínua visando o Desenvolvimento Profissional Contínuo.

Este curso faz parte do Projeto do Programa Leonardo da Vinci e já foi reproduzido em toda a Europa no contexto de formadores dos cuidados primários de saúde e agora foi adaptado para todas as Especialidades Médicas, incluindo conteúdos como o perfil de um orientador, como fazer educação de adultos e como avaliar, métodos de ensino e feedback, personalização do ensino e estilos de aprendizagem, como fazer planos pessoais de formação, como ensinar ombro-a-ombro e através de dramatização, como preparar um serviço/unidade para a formação/ensino e como desenhar um programa de formação.

A participação de orientadores de vários serviços, várias especialidades e várias experiências será certamente enriquecedora e por isso apelamos à participação de todos e vimos solicitar ao colega ajuda no sentido da mais ampla divulgação em todos os serviços e locais onde haja formação de alunos e internos de especialidade.

Mais informações em: http://congressonacionalmedicina.com

É entre os dias 3, 4 e 5 de novembro que se realizará o 19º Congresso Nacional de Medicina e o 10º Congresso Nacional do Médico Interno. "Formação Médica" é o lema do evento que decorrerá no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. 

 

 

 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos