Ordem dos Médicos visita Centro de Saúde de Arganil

Ordem dos Médicos visita Centro de Saúde de Arganil

O presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e o presidente do Conselho Distrital de Coimbra, José Luís Pio de Abreu, visitaram o Centro de Saúde de Arganil, unidade que está integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Interior Norte (PIN). Aliás, a acompanhar esta deslocação dos representantes da Ordem dos Médicos marcaram presença a presidente do Conselho Clínico do ACES PIN, Carla Correia, e o diretor executivo do ACES PIN, Avelino Pedroso.
Carlos Maia Teixeira, Coordenador da direção do Centro de Saúde, e Armandina Moutinho, coordenadora do Serviço de Urgência Básico (SUB) de Arganil, traçaram o retrato desta unidade, enquanto se efetuava uma visita às instalações. Para além de uma Unidade de Cuidados na Comunidade – que funciona no edifício antigo e contíguo às atuais instalações do centro de saúde – esta unidade está apetrechada com valências que vão desde as análises clínicas (de segunda a domingo, das 8h00 às 17h00) até à Imagiologia.
Recorde-se que a SUB de Arganil existe desde Julho 2009, no âmbito da reestruturação da rede de urgências a nível nacional. Está aberto 24 horas. No cômputo geral, exceptuando a necessidade de mais um médico (atualmente são seis médicos para 13 mil utentes) e a necessidade de melhorar as condições hoteleiras (por ausência de ar condicionado), este centro de saúde (que possui extensão de Saúde em Coja), possui excelentes condições para dar resposta aos cuidados de saúde primários da população. A contratação de serviços médicos a empresas também tem causado alguns problemas.
Numa das entradas do antigo edifício, pertença da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, está o consultório do médico Adolfo Rocha.
Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, escreve no Diário XVI, o motivo da oferta do seu consultório e material cirúrgico ao Hospital da Misericórdia de Arganil.

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos