Distinção: Bastonário da Ordem dos Médicos foi surpreendido por amigos, colegas e familiares

Distinção: Bastonário da Ordem dos Médicos foi surpreendido por amigos, colegas e familiares

No final da cerimónia de boas-vindas aos participantes do Fórum Iberoamericano das Entidades Médicas e aos da Reunião Plenária do Conselho Europeu das Ordens Médicas, que decorreu na Igreja do Palácio de S. Marcos, o Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, foi surpreendido pela projeção um vídeo onde familiares e amigos lhe prestam tributo. "Não se trata propriamente de uma homenagem", mas antes de "um reconhecimento pelo importante trabalho que José Manuel Silva tem feito pela qualidade da saúde em Portugal e em defesa dos doentes", disse à Agência Lusa Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro (SRC) da OM.
Após a atuação do grupo Fado ao Centro – João Farinha, na voz; Luís Barroso, na guitarra portuguesa; Luís Carlos, na viola – , cuja que prestação deslumbrou todos os participantes (mais de 80 pessoas), foi a vez de visionar um vídeo no qual, familiares e amigos do Professor José Manuel Silva, conduziram e narraram algumas facetas da vida do atual Bastonário da Ordem dos Médicos.
Esta sessão contou com as presenças do jurista António Arnaut, antigo ministro impulsionador do Serviço Nacional de Saúde, do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, irmão do bastonário, o vice-presidente da Assembleia da República, José Manuel Pureza, e o presidente do Tribunal Constitucional, Joaquim de Sousa Ribeiro, o representante da Associação Médica do Vaticano, Pablo Requena, e o Vigário Geral da Diocese de Coimbra, Pedro Carlos Miranda, em representação do Bispo Virgílio Antunes.

"É o reconhecimento daquilo que tens feito pela Medicina em Portugal e pela saúde dos doentes. Tem sido um percurso absolutamente notável. Queria expressar também aqui também a nossa profunda amizade. Muito obrigado José Manuel". Foram estas as palavras do presidente da SRCOM, Carlos Cortes, antes da divulgação do vídeo preparado para esta ocasião.

 Recorde-se que, no primeiro dia do Fórum Europeu das Entidades Médicas, o presidente da OMC, Rodríguez Sendín, anunciou a atribuição da medalha de ouro (a mais alta distinção) ao Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, por tudo seu contributo em prol dos médicos e dos doentes.

 

 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos