Ordem dos Médicos visita Centro de Saúde da Marinha Grande

Ordem dos Médicos visita Centro de Saúde da Marinha Grande

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e a presidente do Distrito Médico de Leiria, Ana Barros, visitaram o centro de Saúde da Marinha Grande, onde se inteiraram dos principais problemas que os colegas enfrentam nesta unidade de saúde. Nesta cidade, dos 37 947 utentes, perto de dez mil pessoas não têm médico de família.
À data da visita, dos 17 médicos especialistas, três estão com atestado médico e um dos clínicos possui horário de trabalho reduzido. Contas feitas, seriam necessários, pelo menos, mais seis médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar neste centro de saúde. Do quadro de médicos existente – quatro dos quais são internos – ainda é assegurado o Serviço de Atendimento Permanente das 8.00 às 20.00 (o restante horário é assegurado por uma empresa). Além disso, os médicos têm de retirar do seu horário de trabalho entre seis e 12 horas semanais para atender os utentes sem médicos de família. A exaustão dos profissionais é uma realidade.

Recorde-se que a Marinha Grande integra a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos na sequência dos novos estatutos da Ordem dos Médicos. 

 

Partilhe nas redes:

Ordem dos Médicos